Notícias | Dia a dia
Ruud desencanta e conquista o 10º título da carreira
09/04/2023 às 14h28

Estoril (Portugal) - O norueguês Casper Ruud chegou para a disputa do ATP 250 do Estoril, nesta semana, com mais derrotas do que vitórias na temporada. Porém, o torneio serviu para ele desencantar em 2023, terminando sua participação no saibro português com o título, que veio neste domingo ao bater o sérvio Miomir Kecmanovic em sets diretos, com parciais de 6/2 e 7/6 (7-3), após 1h49 de batalha.

Esta foi a 10ª taça erguida pelo norueguês de 24 anos em 16 finais disputadas. São nove os títulos conquistados no saibro e apenas um no piso duro. Ruud não comemora um campeonato desde julho do ano passado, quando triunfou em Gstaad. A vitória na decisão deste domingo foi sua nona no ano, praticamente dobrando os cinco triunfos que tinha antes de estrear no Estoril.

Além dos 250 pontos no ranking, Ruud recebe uma premiação de 85.605. Com a pontuação somada, o norueguês vai ultrapassar o russo Daniil Medvedev e assumirá a quarta colocação na próxima lista da ATP. O vice-campeão Kecmanovic sai com 150 pontos, que o levará da 40ª para a 34ª colocação, e mais 49.940 de premiação.

Kecmanovic confirmou o serviço no primeiro game, mas depois amargou uma sequência bem ruim, levou duas quebras e perdeu os cinco próximos games. Com um placar extremamente adverso, o sérvio não conseguiu fazer nada além de encerrar a série negativa ao vencer o sétimo game. Do outro lado Ruud apenas administrou a confortável vantagem e fechou o set sem problemas.

O jogo mudou um pouco de cara na segunda parcial, Ruud baixou um pouco o ritmo e viu o aproveitamento de saque cair de 84% para 70%, enquanto do outro lado o sérvio saiu de 54% para 66%. Com maior equilíbrio, os dois lados tiveram suas chances, mas ninguém conseguiu aproveitá-las. O norueguês salvou os três break-points que enfrentou e Kecmanovic escapou de cinco.

Sem quebras, a definição foi para o tiebreak, em que o cabeça chave 1 do torneio fez valer o favoritismo. Ruud perdeu apenas um ponto com o saque no desempate, enquanto Kecmanovic acabou cedendo três em seus serviços. Depois do 3-3, o norueguês venceu os quatro últimos pontos da partida, ficou com a vitória e comemorou mais uma conquista.

Comentários