Notícias | Dia a dia
Maria confirma favoritismo e fatura o bi em Bogotá
09/04/2023 às 17h07

Bogotá (Colômbia) - O favoritismo e a maior experiência da alemã Tatjana Maria entraram em quadra na final do WTA 250 de Bogotá neste domingo. Em sua primeira decisão da carreira, a jovem norte-americana Peyton Stearns, de 21 anos, não foi páreo para a atual campeã do torneio, mas deu trabalho e caiu apenas no terceiro set, com o placar final de 6/3, 2/6 e 6/4.

Cabeça de chave 2, a germânica de 35 anos defendeu com sucesso o título no saibro colombiano, vai levar para casa uma premiação de US$ 34.228, mas mesmo assim vai perder posições no ranking, caindo da 66ª para a 71ª colocação. Do outro lado, a vice-campeã Stearns recebe US$ 20.226 de premiação e vai entrar no top 100 pela primeira vez, alcançando o 89º lugar.

Esta foi a primeira conquista de Maria na temporada e a terceira na carreira. Antes de Bogotá, suas melhores campanhas em nível WTA no ano foram no 250 de Hua Hin, em janeiro, e no 125 de San Luís Potosí, na semana passada, parando nas quartas de final em ambos. Em torneios menores, ela chegou a conquistar o título no W40 de Pune.

Maria foi superior no primeiro set, cuidou bem do saque e não enfrentou break-points contra. Ela também conseguiu pressionar os serviços de Stearns, que foi ameaçada duas vezes, levou uma quebra no quarto game e salvou uma no sétimo.

A partida pareceu que se encaminharia para um triunfo em sets diretos da germânica quando ela anotou uma quebra logo no terceiro game da segunda parcial, mas então Maria empacou no marcador e não venceu mais um game sequer até o fim do set. Stearns conseguiu três breaks consecutivos, faturou cinco games em sequência e empatou o jogo.

No terceiro e decisivo set, Maria retomou o bom desempenho com o saque. Depois de faturar 74% dos pontos de serviço na parcial inicial, apenas 43% na segunda, agora ela elevou o aproveitamento para 70% e não enfrentou mais chances de quebra. Do outro lado, a jovem norte-americana teve cinco break-points contra, salvou quatro, mas perdeu um e este foi crucial para o resultado final.

Comentários