Sarasota (EUA) - Depois de ter passado por um quali com duas rodadas, Mateus Alves foi eliminado na estreia da chave principal do challenger de Sarasota, em quadras de saibro verde nos Estados Unidos. Único brasileiro no torneio, o paulista de 22 anos e 595º do ranking fez jogo equilibrado contra o argentino Camilo Carabelli, 131º colocado, mas foi superado com parciais de 6/4 e 7/6 (8-6) em 2h15 de partida.
Alves vinha de sete vitórias seguidas no circuito, já que conquistou um título de ITF em Mosquera, na Colômbia, no fim de março. Ainda assim, ele sofreu uma recente queda de 125 posições no ranking na última segunda-feira, já que tinha 30 pontos a defender na semana passada. Ele garante soma pontos por ter passado pelo quali de um challenger 125 e pode recuperar até 21 posições. Mas a melhor marca de sua carreira segue sendo o 395º lugar.
A partida começou com quatro horas de atraso por conta da chuva, com condições de quadra pesadas, e muito vento. Carabelli foi quem melhor se adaptou durante os primeiros games, e saiu vencendo por 3/0 com duas quebras de vantagem. Alves chegou a diminuir a vantagem, mas não teve novas chances de ameaçar o serviço do argentino até o fim do set.
O segundo set foi mais equilibrado, mas Carabelli continuava sacando muito bem. Alves tentava ter maior iniciativa dos pontos e tentava comandar os ralis de fundo. Ele escapou das três primeiras chances de quebra que enfrentou, mas perdeu o saque quando o placar estava empatado por 5/5 depois de cometer quatro erros não-forçados no mesmo game.
Sacando para o jogo, o argentino teve o serviço quebrado. Alves chegou a liderar o tiebreak por 5-2, mas permitiu a reação do argentino, que buscou o empate e fechou o jogo no segundo match-point.
Yamacita e Gimenez caem na estreia de ITFs
O paranaense Fernando Yamacita foi eliminado na estreia do ITF M15 de Santo Domingo de los Tsachilas, em quadras de saibro no Equador. Cabeça 8 do torneio e 720º do ranking, ele foi superado pelo colombiano Juan Sebastian Gomez por 1/6, 6/2 e 6/1. O evento no saibro ainda conta com o mineiro João Victor Loureiro, que estreia ainda nesta quarta-feira, contra o cabeça 5 local Andres Andrade.
Já pelo ITF M15 de Antalya, em quadras de saibro na Turquia, o paulista de 23 anos e 990º do ranking Igor Gimenez foi eliminado na estreia. Ele perdeu para o ucraniano Viacheslav Bielinskyi, de 19 anos e 585º colocado, por 3/6, 6/2 e 6/2.