Monte Carlo (Mônaco) - Por muito pouco o italiano Jannik Sinner não se despediu do Masters 1000 de Monte Carlo nesta quinta-feira. Enfrentando o polonês Hubert Hurkacz nas oitavas de final, ele precisou salvar um match-point para depois buscar a virada e assim alcançar as quartas, triunfando com o placar final de 3/6, 7/6 (8-6) e 6/1, em 2h28 de confronto.
O próximo obstáculo no caminho do italiano promete ser ainda maior, provavelmente cruzando com o sérvio Novak Djokovic, que primeiro precisa confirmar o favoritismo para cima de outro italiano, o cabeça de chave 16 Lorenzo Musetti. Sinner já encarou o número 1 do mundo duas vezes, uma delas no saibro monegasco, e perdeu ambas.
Hurkacz largou abrindo 3/0 na partida, mas os dois primeiros games foram bem disputados, com o polonês salvando dois break-points no primeiro e depois aproveitando só a terceira oportunidade de quebra que teve no segundo para abrir vantagem. Sinner teve o saque ameaçado no quarto, quando saiu de 0-40 para confirmar e perdeu dois break-points no quinto, mas novas quebras não vieram mais.
Na segunda parcial, o polonês largou na frente novamente e anotou quebra no terceiro game, mas a resposta veio em seguida e o placar voltou a ficar igualado. Hurkacz salvou um break-point no oitavo e um set-point no 12º, levando a definição para o tiebreak, em que teve um match-point, mas quem se deu bem foi Sinner, que arrancou no final e saiu de 5-6 para 8-6.
Ao buscar o empate, Sinner cresceu em quadra, enquanto do outro lado Hurkacz não conseguiu sustentar o mesmo ritmo. Isso acabou refletindo no placar do terceiro set, em que o polonês amargou três quebras e só conseguiu vencer um game. Com seis winners a menos (25 a 31), mas metade dos erros não forçados do rival (11 a 22), Sinner fechou o jogo e avançou às quartas.