* Atualizado com os resultados de Canadá e Bélgica
Delray Beach (EUA) - O início do confronto entre Estados Unidos e Áustria pela fase qualificatória da Billie Jean King Cup foi especial para Coco Gauff. Atuando em sua cidade natal, Delray Beach, e com a família no estádio, a norte-americana de 19 anos e número 6 do mundo marcou sua primeira vitória na competição por equipes. Ela superou nesta sexta-feira a austríaca Julia Grabher, 78ª do ranking, por 6/1 e 6/3.
"Sou daqui de Delray e precisava defender a minha casa. Eu costumava treinar numas quadras que ficam a dois ou três minutos daqui. É muito especial jogar um torneio profissional aqui e vencer o meu primeiro jogo", disse Gauff, durante a entrevista em quadra.
The fam is fired up for @CocoGauff’s first singles @BJKCup win! 🔥 pic.twitter.com/pQF19mjgcF
— USTA (@usta) April 15, 2023
"Estava muito nervosa antes do jogo. Precisava dar orgulho para a minha família. Meus avós estão aqui. É a primeira ou a segunda vez que eles me assistem do estádio. Estou muito feliz por isso", acrescentou a jovem jogadora, que disputa a competição apenas pela segunda vez na carreira. "Há alguns anos, eu vim assistir a um confronto da Billie Jean King Cup com a Serena e a Venus jogando aqui. É uma loucura pensar que agora estou no time".
Dominante durante o primeiro set, Gauff também saiu com quebra na parcial seguinte. Ela fez 2/1, cedeu o empate, mas recuperou a vantagem na sequência em um game que atacou o segundo saque da austríaca e contou com três erros de forehand da rival. Quando já liderava por 5/3, Gauff apostou em bolas mais profundas e voltou a quebrar para fechar o jogo.
First #BJKCup singles win ✅@CocoGauff secures a 1-0 lead for USA in front of her home crowd 6-1 6-3. pic.twitter.com/wr7VP6lZXz
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 15, 2023
Pegula amplia a vantagem dos EUA para 2 a 0
No segundo jogo da série, a número 3 do mundo Jessica Pegula ampliou a vantagem norte-americana ao vencer Sinja Kraus, 153ª colocada, por 6/0 e 7/5. Depois de um primeiro set bastante tranquilo apesar de a norte-americana ter escapado de dois break-points, a segunda parcial foi bastante equilibrada. Pegula só conseguiu uma quebra no oitavo game, perdeu a chance de sacar para o jogo com duas duplas faltas, mas voltaria a quebrar no fim da partida.
"Tivemos games muito parelhos e ela começou a sacar melhor no segundo set. Não consegui fechar o jogo no meu saque, então foquei em manter o serviço no 5/5 e colocar pressão nela logo depois", avaliou a experiente jogadora de 29 anos. A rodada de sábado começa às 15h (de Brasília) com Pegula e Grabher.
O forte time norte-americano ainda tem as ex-top 10 Danielle Collins e Sofia Kenin e da jovem Caty McNally para o duelo deste fim de semana. A Áustria ainda tem Barbara Haas e as experientes Tamira Paszek e Melanie Klaffner.
Opening day ✅
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 15, 2023
A solid 6-0 7-5 victory for @JLPegula puts USA up 2-0 over Austria. #BJKCup | @usta pic.twitter.com/3A9fXYDqU4
Canadá e Bélgica estão empatados
Jogando em casa, numa quadra dura e coberta em Vancouver, o Canadá conseguiu uma vitória e uma derrota contra a Bélgica nesta sexta-feira. A canhota Leylah Fernandez, 50ª do ranking, que venceu a experiente Yanina Wickmayer, ex-top 20 e atual 190ª do ranking aos 33 anos por 6/0 e 6/3. Mas Ysaline Bonaventure igualou o confronto ao vencer Rebecca Marino de virada, por 4/6, 6/4 e 6/4.
O Canadá ainda conta com Katherine Sebov e Gabriela Dabrowski completam o time canadense, enquanto a Bélgica também conta com Greet Minnen e Kirsten Flipkens. A rodada de sábado começa com Fernadez e Bonaventure às 18h.
🇨🇦 1-0 🇧🇪
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) April 15, 2023
Unstoppable @leylahfernandez sails past Wickmayer 6-0 6-3 to give Canada the early lead in Vancouver. #BJKCup pic.twitter.com/fH0rcNZQYI