Londres (Inglaterra) - Liderado pela grande fase de Elena Rybakina, o Cazaquistão completou sem sustos a vitória sobre a desfalcada Polônia, no saibro coberto de Astana, e garantiu seu lugar na fase final da Billie Jean King Cup, o torneio mundial por equipes do tênis feminino.
A número 7 do mundo, que já havia marcado o ponto na sexta-feira com boa vitória sobre Weronika Falkowska, por 6/3 e 6/4, também foi muito superior a Magda Linette e deu o terceiro e decisivo ponto, com placar de 6/4 e 6/2. A líder do ranking Iga Swiatek preferiu se poupar devido aos problemas físicos sentidos nos Estados Unidos.
Depois de uma sexta-feira difícil, em que precisou de cinco tiebreaks para marcar 2 a 0, a França completou o placar diante da Grã-Bretanha, no sintético coberto de Coventry, quando Caroline Garcia superou altos e baixos antes de bater Harriet Dart, por 6/1, 6/7 (10-12) e 6/1.
Mesmo com a inesperada derrota de Barbora Krejcikova para Marta Kostyuk, por 3/6, 6/1 e 6/4, no jogo de abertura deste sábado, a República Tcheca confirmou favoritismo e superou a Ucrânia no saibro turco de Antalya, quando a canhota Marketa Vondrousova ganhou sem sustos de Katarina Zavatska, por 6/3 e 6/4.
O quarto time já classificado é a Espanha, que foi amplamente superior ao México no saibro de Marbella. Logo no primeiro jogo de sábado, Nuria Parrizas superou a reserva Marcela Zacarias, por 6/3 e 6/0, completando assim o placar de 3 a 0.
Outros cinco duelos ainda estão em andamento. Alemanha vence o Brasil, por 2 a 1, Eslováquia empata com a Itália e o mesmo acontece com Eslovênia diante da Romênia. Mais tarde, os EUA tentam definir contra a Áustria e o Canadá entra em quadra com 1 a 1 diante da Bélgica.