Stuttgart (Alemanha) - Um dos destaques da temporada passada, a chinesa Qinwen Zheng estreou com vitória no WTA 500 de Stuttgart e será a primeira rival da polonesa Iga Swiatek na competição. Nesta segunda-feira, pela primeira rodada, ela derrotou a lucky-loser norte-americana Alycia Parks em sets diretos, marcando duplo 6/4 depois de 1h41 de confrotno.
Entrado direto na segunda fase, a atual campeã Swiatek medirá forças pela terceira vez no circuito com a chinesa de apenas 20 anos e atual 25ª colocada no ranking. Zheng deu trabalho à polonesa nas duas vezes que se cruzaram no ano passado, venceu o primeiro set nas oitavas de Roland Garros e depois levou a virada e também tirou um set da número 1 na derrota em San Diego.
A break of serve in each set proves to be enough 🤝
Stuttgart debutante Zheng Qinwen sets up a last-16 clash with top seed Swiatek!#PorscheTennis pic.twitter.com/iEwT0fimYu— wta (@WTA) April 17, 2023
A jovem chinesa teve grande ascensão na última temporada, começou fora do top 100, ocupando a 126ª colocação, e terminou perto do top 20, fechando o ano no 28º lugar. Os pontos altos de Zheng em 2022 foram o título do WTA 125 de Valência e o vice no WTA 500 de Tóquio. Além disso, ela conseguiu duas vitórias em cinco jogos contra top 10 no ano passado.
Em 2023, a chinesa anotou mais uma vitória sobre top 10, batendo a russa Daria Kasatkina em sua campanha rumo às semifinais do WTA 500 de Abu Dhabi, onde só parou diante da russa Ludmila Samsonova, caindo em batalha de três sets.
Zheng começou a partida contra Parks com uma chance de quebra logo no primeiro set, que acabou não convertendo. Depois de salvar um break-point no sexto, ela aproveitou um no nono e em seguida sacou para abrir 1 a 0. Na segunda parcial, a chinesa novamente perdeu chances de quebra no primeiro game, desta vez três, mas no terceiro obteve o break que foi o suficiente para lhe dar a vitória.