Notícias | Dia a dia
Promessa tcheca derruba Halep e vai às quartas
12/03/2019 às 19h59

Marketa Vondrousova, de 19 anos, venceu a primeira contra top 10

Foto: Divulgação

Indian Wells (EUA) - Acostumada a chegar às fases mais agudas dos torneios, especialmente em Indian Wells onde tem um título em 2015 e mais duas semifinais, Simona Halep se despediu desta edição do torneio ainda nas oitavas. A número 2 do mundo perdeu um duelo de 1h39 para a canhota tcheca Marketa Vondrousova, jovem de 19 anos e 61ª do ranking, por 6/2, 3/6 e 6/2.

Vondrousova, que já tem um título de WTA conquistado ainda em 2017 em Bienne, marcou a primeira vitória contra uma top 10 na carreira. Este foi o sexto jogo da jovem tcheca contra uma adversária nas dez primeiras posições e o terceiro diante de uma top 5 do ranking mundial.

A campanha até as quartas de final em Indian Wells já faz Vondrousova superar o bom resultado da última temporada, quando chegou às oitavas com apenas 18 anos. A jovem tcheca faz 215 pontos em uma semana com 120 a defender e já começa a ganhar posições. Seu recorde pessoal foi o 50º lugar, alcançado há exatamente um ano.

Também falando no ranking, a precoce eliminação de Halep assegura a permanência de Naomi Osaka na primeira posição. A japonesa está nas oitavas em Indian Wells e é atual campeã do torneio, mas sequer precisará defender os mil pontos do título do ano passado para manter a liderança. Ela era ameaçada antes do torneio por Halep, além das já eliminadas Sloane Stephens e Petra Kvitova, e também por Karolina Pliskova que ainda está no torneio, mas dependia de uma eliminação precoce da atual número 1.

A próxima adversária de Vondrousova em Indian Wells virá da partida entre a ucraniana Elina Svitolina, número 6 do mundo, e a 12ª colocada australiana Ashleigh Barty. Apesar da pouca idade, a tcheca sequer é a jogadora mais jovem das quartas de final. O posto pertence à canadense de 18 anos Bianca Andreescu, 60ª do mundo e adversária da espanhola Garbiñe Muguruza.

Durante a partida desta terça-feira, Vondrousova liderou a estatística de winners por 20 a 6 e terminou o jogo com 40 erros não-forçados contra 36 de Halep. Ao todo, foram treze quebras de serviço, sendo oito favorecendo a canhota tcheca e cinco para a romena, ex-líder do ranking mundial e atual campeã de Roland Garros.

No primeiro set, Halep sequer conseguiu confirmar o saque. A romena fez apenas sete pontos nos 23 jogados em seus games de serviço e permitiu quatro quebras à rival. Como Vondrousova cometeu 14 erros na parcial, ainda foi possível para a romena devolver duas dessas quebras. O segundo set teve apenas um break point, aproveitado por Halep ainda no início para liderar por 3/1. A ex-líder do ranking só precisou fazer um winner para ganhar a parcial, em que a rival cometeu 19 erros não-forçados.

Embora Halep tenha quebrado na abertura do último set, a romena voltou a ter dificuldades com o saque e novamente não conseguiu confirmar nenhum game. A romena fez só seis pontos em 23 possíveis em seu serviço no último set e chegou a perder cinco games seguidos. Ainda que Vondrousova tenha perdido a chance de sacar para fechar, bastou pressionar novamente a ex-número 1 para conseguir uma nova quebra e marcar a maior vitória da carreira.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis