Notícias | Dia a dia
Conselho da ATP responde críticas de Federer e Nadal
13/03/2019 às 16h48

Nadal e Federer reclamaram de demissão de presidente da ATP

Foto: Arquivo

Indian Wells (EUA) - Depois de receber duras críticas do suíço Roger Federer e do espanhol Rafael Nadal, que se posicionaram contrários a decisão de não renovar o contrato do atual presidente da ATP, o britânico Chris Kermode, o Board da entidade resolveu se posicionar e explicar o que aconteceu.

A definição do futuro do mandatário do circuito masculino dependia de uma votação majoritária contando com representantes dos tenistas, dos torneios e a decisão do Conselho dos Jogadores. Os três votos dos diretores dos torneios foram pela manutenção de Kermode, enquanto os outros três foram por sua saída. A decisão então ficou com o conselho dos jogadores.

Presidido pelo sérvio Novak Djokovic e contando também com John Isner, Kevin Anderson, Robin Haase, Sam Querrey, Yen-Hsun Lu, Vasek Pospisil, Jaime Murray, Bruno Soares e Stefano Travaglia, o conselho decidiu apoiar, após uma votação apertada, o fim da Era Kermode frente à ATP.

A polêmica acabou ganhando grande proporção depois que Nadal, Federer e também o suíço Stan Wawrinka reclamaram de não terem sido informados que havia a possibilidade de mudar o comando. Tudo isso levou à publicação de um comunicado dos três representantes dos jogadores (David Edges, Justin Gimelstob e Alex Inglot).

Veja o comunicado:

"Os três representantes dos jogadores foram surpreendidos pelo número de horas dedicadas à cobertura dos votos para presidente da ATP e não conseguem ver as divisões e suspeitas que foram lançadas. Nós três e o Conselho de Jogadores passaram meses discutindo e debatendo sobre a renovação de Chris, não gostaríamos de ignorar o esforço e o tempo que esses 10 jogadores dedicaram a esse assunto, com longas conversas até tarde da noite, com e-mails ou mensagens WhatsApp mesmo dias antes de seus jogos. Foi uma decisão pensada e discutida em comunicação com os jogadores, os membros do torneio, o pessoal da ATP, CEOs, chefes e patrocinadores.

Nós ouvimos estes dias que alguns dos nossos grandes ícones estão interessados em retornar às conversas políticas e ajudar o Conselho na tomada de decisões sobre o crescimento do nosso esporte. Estas são notícias fantásticas e nós estamos abertos para receber suas perspectivas.

Os três membros dos Representantes dos Jogadores e a maioria do Conselho de Jogadores votaram pela não renovação de Chris à frente da ATP. Para ser claro, esta não foi uma decisão tomada por apenas uma ou duas pessoas.

Embora o circuito de ATP tenha crescido muito nos últimos cinco anos, sentimos que um novo líder era necessário para o futuro. As lendas ainda estão firmes no circuito e há novos jovens que começam a se destacar e atraem muitos fãs. Acreditamos que um novo líder ajudará a fortalecer nossos pontos fortes e desenvolver novos valores e resultados para os desafios que estão por vir.

Estamos ansiosos para que nossos ícones trabalhem em estreita colaboração com o Conselho de Jogadores e membros do torneio para avaliar as habilidades da nova pessoa que substituirá Chris."

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis