Notícias | Dia a dia
Alcaraz vence fácil tenta bicampeonato em Barcelona
22/04/2023 às 13h10

Alcaraz enfrentará Stefanos Tsitsipas na final deste domingo em Barcelona

Foto: Barcelona Open Banc Sabadell

Barcelona (Espanha) - Pelo segundo ano consecutivo, Carlos Alcaraz disputará a final do ATP 500 de Barcelona. Atual campeão do torneio, o número 2 do mundo cedeu apenas quatro games ao britânico Daniel Evans, marcando um duplo 6/2 em apenas 1h20 de partida.

Com apenas 19 anos, Alcaraz disputará sua 12ª final da carreira e busca o nono título no circuito. Este ano, ele já foi campeão em Buenos Aires e em Indian Wells, além de ter ficado com o vice-campeonato no Rio Open. O último jogador a defender o título em Barcelona foi Rafael Nadal, com um tricampeonato entre 2016 e 2018. Nadal tem 12 títulos no torneio.

O adversário de Alcaraz na final deste domingo, às 11h (de Brasília), será o grego Stefanos Tsitsipas, número 5 do mundo. O histórico de confrontos é amplamente favorável ao espanhol, que venceu os três duelos anteriores contra o grego. Tsitsipas tem nove títulos e disputará sua 26ª final. O grego de 24 anos já foi vice em Barcelona nas temporadas de 2018 e 2021.

Espanhol subiu o nível depois de jogos duros
Vindo de dois jogos duros nas oitavas e quartas de final, em que também teve encarar muito vento em quadra, Alcaraz teve uma partida muito mais tranquila neste sábado. Sem tanta influência dos fatores externos, num dia de sol em Barcelona, o espanhol conseguiu dominar os ralis do fundo de quadra.

Durante o primeiro set, Alcaraz só enfrentou um break-point e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço. O espanhol abriu vantagem cedo, fez 3/1 e voltaria a quebrar no último game da parcial. Evans buscou alternativas, especialmente o saque e voleio, mas não conseguia mudar a dinâmica da partida.

A segunda parcial começou com games longos e oportunidades para os dois lados, mas o espanhol era quem prevalecia nos pontos mais importantes. Ele abriu 4/0, tomou uma quebra, mas ampliou a vantagem no último game da partida. Muito mais agressivo em quadra, o espanhol liderou a estatística de winners por 28 a 9, e cada jogador cometeu 8 erros não-forçados. O número 2 do mundo aproveitou cinco de suas sete chances de quebra e só perdeu um game de saque.

Comentários