Notícias | Dia a dia
Iga volta a bater Sabalenka e é bicampeã de Stuttgart
23/04/2023 às 10h02

A número 1 do mundo defende o título no saibro alemão e chega a 13 conquistas no circuito

Foto: Porsche Tennis Grand Prix

Stuttgart (Alemanha) - No encontro entre as números 1 e 2 do mundo, Iga Swiatek voltou a superar Aryna Sabalenka e conquistou o bicampeonato do WTA 500 de Stuttgart, único torneio da temporada de saibro a ser disputado inteiramente em quadras cobertas. A polonesa marcou as parciais de 6/3 e 6/4 em 1h50 para defender seu título e chegar a 13 conquistas no circuito profissional com apenas 21 anos.

A final deste ano em Stuttgart foi uma reedição da temporada passada, com as mesmas duas jogadoras em quadra. E Sabalenka amargou o terceiro vice-campeonato seguido no torneio, já que foi superada pela australiana Ashleigh Barty, então líder do ranking, na final de 2021. Além do título, que vale 470 pontos no ranking, e do prêmio em dinheiro de 104 mil euros, a campeã ainda recebe um carro esportivo da Porsche, presente da principal patrocinadora do evento. A vice recebe 305 pontos e 64 mil euros.

Swiatek também amplia sua vantagem sobre Sabalenka no histórico de confrontos. A bicampeã de Roland Garros tem agora cinco vitórias contra duas da rival, além de ter vencido os três duelos disputados no saibro.

Na temporada, a polonesa também conquistou o título em Doha e ficou com o vice em Dubai. Ela estava sem jogar desde Indian Wells, por conta de lesão nas costelas, voltando ao circuito nesta semana. Com isso, tem 20 vitórias e 4 derrotas em 2023. Já Sabalenka, de 24 anos, e dona de 12 títulos no circuito começou o ano sendo campeã em Adelaide e no Australian Open, além de ter alcançado a final de Indian Wells. A bielorrussa venceu 23 jogos e perdeu 4 no ano.

Os seis primeiros games foram disputados em uma intensidade altíssima e as duas jogadoras buscavam definir os pontos com poucas trocas de bola. E ainda que ambas tenham sido bastante agressivas nas devoluções, a partida seguia sem quebras até o empate por 3/3, com apenas um break-point disputado. Sabalenka se destacava por algumas angulações que conseguia com o forehand, mas era também quem errava mais do fundo de quadra. E além disso, Swiatek vinha confirmando seus games de saque de forma mais tranquila.

No oitavo game da partida, Swiatek buscou variações. Ela usou algumas bolas mais altas e fez até raro um slice de forehand, além de ter se defendido muito bem. Tudo para tentar quebrar o ritmo de Sabalenka, e deu certo. A número 1 chegou ao break-point depois de um smash errado pela rival. A bielorrussa se salvou uma vez com o saque, mas pouco depois cometeu uma dupla falta, e a polonesa conseguiu a quebra com winner de devolução na paralela, antes de fechar o set no saque. Sabalenka tinha 14 a 7 nos winners, mas cometeu 18 erros contra 7.

Logo na abertura do segundo set, Sabalenka teve seu serviço quebrado e permitiu que Swiatek saísse vencendo por 2/0. E a vice-líder do ranking ainda teve que salvar break-points no terceiro game da parcial. Pouco depois, teve sua primeira chance de quebra na partida, mas errou a devolução no momento em que poderia igualar o set.

A número 1 do mundo voltou a confirmar seus serviços de forma bastante tranquila. Sabalenka até fez um bom game de saque quando perdia por 5/3, mas seguia sem ameaçar a liderança da rival, que definiu a disputa em sets diretos para conquistar o título.

Sabalenka disparou cinco aces contra 1 e terminou o jogo com mais winners, 30 a 21, mas cometeu 35 erros não-forçados contra apenas 12 de Swiatek. E embora a bielorrussa tenha feito só duas duplas faltas no jogo inteiro, elas foram em momentos cruciais para que a polonesa tenha conseguido suas quebras na partida. Swiatek só enfrentou um break-point e criou seis ao longo do jogo.

Cerimônia divertida na premiação
Como de costume em Stuttgart, as cenas da cerimônia de premiação fogem um pouco do protocolo por conta da entrega do carro. Swiatek voltou para a quadra buzinando e acelerando na quadra de saibro. Já Sabalenka falou no discurso que os organizadores terão que entregar dois prêmios no ano vem se ela for vice de novo e ainda ameaçou jogar o troféu de vice no vidro do carro da campeã.

Comentários