Notícias | Copa Davis
Jaime Oncins é o novo capitão do Brasil na Davis
15/03/2019 às 10h55

Oncins assumirá o posto deixado por João Zwetsch

Foto: Celso Pupo/Fotoarena

Florianópolis (SC) - A Confederação Brasileira de Tênis anunciou na manhã desta sexta-feira o novo capitão do Brasil da Copa Davis. Jaime Oncins passará a comandar a equipe. Ele foi um dos tenistas que fez história na Copa Davis, chegando à semifinal do Grupo Mundial nos anos de 1992 e 2000, defendendo o país por mais de 11 anos na competição.

Em sua carreira, Oncins conquistou cinco títulos de duplas pela ATP, dois de simples, chegou a ser o número 34º do mundo em simples e 22º em duplas. Foi a sétima dupla do mundo no ranking mundial de duplas ao lado do argentino Daniel Orsanic, vice-campeão de Roland Garros nas duplas mistas ao lado da argentina Paola Soares e semifinalista no saibro parisiense ao lado de Orsanic.

Participou das Olimpíadas de Sydney em 2000 e de Barcelona em 1992, nesta última batendo o norte-americano Michael Chang – que posteriormente chegou a número 2 do mundo –, alcançando as quartas de final. Jaime também tem no currículo uma vitória sobre o lendário Ivan Lendl em 1992, em Roland Garros.

O novo capitão da equipe passa a acompanhar alguns torneios do circuito para observar a atuação dos atletas brasileiros e adversários. De imediato, Jaime estará no Miami Open e em Roland Garros.

“A Copa Davis sempre foi muito relevante para o tênis brasileiro, e a entrada do Jaime como capitão traz o sentido de desenvolver ainda mais o espírito desta competição entre os nossos atletas. O Jaime tem uma história linda dentro do nosso tênis, e uma identidade muito forte com a Copa Davis. Ouvi e dialoguei com os jogadores, e dentre algumas alternativas de nomes para assumir o cargo, o Jaime é um consenso”, destacou Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

“Com muito orgulho recebi e aceitei o convite de ser o capitão da Davis, uma competição onde sempre me identifiquei como jogador. A chance de poder colocar a mesma dedicação e espírito de equipe que sempre tive ao longo de minha carreira como profissional me motiva. Espero contribuir de forma bastante positiva para a equipe brasileira, dentro e fora das quadras”, pontuou Oncins.

O próximo confronto brasileiro na Copa Davis será no mês de setembro, nos dias 13 e 14, no Brasil, contra a equipe de Barbados.

Comentários
Faberg
Roland Garros Series