Notícias | Dia a dia
Monteiro: 'Mantive o foco e aproveitei as chances'
26/04/2023 às 20h32

Monteiro só enfrentou um break-point em toda a partida nesta quarta-feira em Madri

Foto: Aliny Calejon

Madri (Espanha) - Depois de estrear com vitória no Masters 1000 de Madri, Thiago Monteiro comentou sobre os principais fatores que o levaram a superar o croata Borna Gojo nesta quarta-feira e avançar no torneio. Como o torneio espanhol é disputado em condições mais rápidas em comparação com outros eventos no saibro, um bom desempenho no saque foi fundamental, além de aproveitar as raras oportunidades no serviço do adversário.

"Foi um jogo muito apertado, muito duro mesmo. As condições aqui estão bem rápidas e ele é um cara que saca bem. Então eu tive que ficar bem concentrado o tempo todo para aproveitar as chances que eu conseguisse criar em algum momento. E no terceiro set a quebra foi bem importante", disse Monteiro após a vitória por 7/6 (11-9), 4/6 e 6/3 em 2h15 de partida.

O cearense salvou dois set-points no tiebreak da primeira parcial e só enfrentou um break-point em toda a partida, quando o croata conseguiu a quebra no início do segundo set. Mas na parcial decisiva, ele não teve o serviço ameaçado e aproveitou sua única oportunidade para quebrar e fazer 4/2. Depois disso, reverteu um 0-30 no saque para ampliar a vantagem e fez um ótimo game de serviço na hora de fechar a partida. "Consegui jogar bem consistente o tempo inteiro, saquei bem e fui decisivo nos momentos que precisavam".

Aos 28 anos, Monteiro marcou sua segunda vitória em Masters 1000. Seu próximo adversário em Madri será o número 12 do mundo Karen Khachanov, que levou a melhor nos três duelos anteriores entre eles. "Vai ser mais um jogo duro, mas a partida de hoje me deu bastante confiança. Tambem tive uma torcida brasileira presente, o que é sempre legal. Eles me transmitem uma energia boa que consigo usar nos jogos".

Atual 97º do ranking, Monteiro recebe 25 pontos na ATP pela vitória na estreia. E provisoriamente recupera cinco posições. Ele pode voltar ao top 90 se vencer mais uma e ganhar 45 pontos. A melhor marca de sua carreira é o 61º lugar, alcançado em outubro do ano passado.

Comentários