Notícias | Dia a dia
Quatro brasileiros avançam na Copa Cosat na grama
27/04/2023 às 19h15

O brasiliense Felipe Mamede é um dos classificados para as quartas na Copa Cosat

Foto: Luiz Candido/CBT

Bragança Paulista (SP) - Foram definidas nesta quinta-feira as quartas de final da Copa Cosat 14 anos, único torneio do continente disputado na grama, com a presença de quatro brasileiros: o goiano Luiz Augusto Miguel, o brasiliense Felipe Mamede, a paulista Nauhany Silva e a gaúcha Ana Cruz. A programação desta sexta-feira será de rodada dupla, com a disputa das quartas, a partir das 10h, e das semifinais, às 13h, na HWT Sports Academy, em Bragança Paulista. Os finalistas se classificam para o torneio de 14 anos de Wimbledon.  

A fase de grupos foi finalizada nesta quinta-feira, após a conclusão da terceira e última rodada. E os melhores de cada um dos oito grupos avançaram às quartas. As duas brasileiras da chave feminina já haviam garantido a vaga no dia anterior, com três vitórias cada, e foram sorteadas para se enfrentarem nas quartas de final, garantindo uma brasileira na semifinal. "É uma pena, pois só nós duas nos classificamos na chave feminina. Faz parte do jogo”, disse Nauhany Silva.

Nesta quinta, foi a vez de Miguel e Mamede, que também terminaram a fase classificatória invictos com três vitórias. Cabeça de chave 2 das quartas, Miguel terá pela frente o peruano Ricardo Ramos. “Os dois primeiros jogos foram de adaptação, hoje já estava me sentindo melhor em quadra. Jogar na grama natural está sendo incrível e espero estar na final no sábado”, afirmou Miguel.

"É uma experiência única estar jogando nessas quadras de grama. Para muitos, como eu, é a primeira vez. Venho aproveitando muitos os jogos, me adaptando dia a dia. Fico muito feliz em estar representando o Brasil e espero sair com o título no sábado”, disse Mamede, que desafia o cabeça de chave 1, o equatoriano Emilio Camacho, nas quartas.

Final brasileira em ITF no Chile
Também nesta quinta-feira foram conhecidos os finalistas do ITF J30 de Santiago, que certamente terá um brasileiro como campeão. Eduardo Valentin e João Pimenta lutam pelo primeiro título no circuito da Federação Internacional. O torneio vale 30 pontos no ranking para o campeão e 18 para o vice.

Cabeça 5 do evento, Valentin venceu o canhoto Victor Rocha por 6/1 e 6/3. Por sua vez, João Pimenta manteve o embalo desde o quali e passou por Kauã Cressoni por 6/0 e 7/6 (7-5). Nas duplas, Kauã Cressoni e Eduardo Valentin conquistaram o segundo título seguido, repetindo a conquista da semana passada em Coquimbo. Eles venceram uma final brasileira contra Pedro Chabalgoity e Victor Rocha por 6/2 e 6/3. 

Victoria Barros faz semi de duplas em Portugal
A juvenil potiguar de 13 anos Victoria Barros está na semifinal de duplas na Taça Internacional Maia Jovem, torneio da Categoria Super da Tennis Europe no saibro português. Única brasileira na disputa de 14 anos, Victoria e a espanhola Carla Vazquez venceram a russa Vera Khrushchyk e a belga Celine Weynen por 7/5 e 6/3. Elas enfrentam na semifinal a finlandesa Milla Kotamaeki e a estoniana Kiira Pashkov.

Em simples, a brasileira se despediu nas oitavas de final. Nona cabeça de chave, Victoria caiu diante da polonesa Oliwia Sybicka, sétima favorita, com parciais de 1/6, 6/3 e 7/6 (7-3). A brasileira que treina na academia de Patrick Mouratoglou na França desde o início do ano já tem um título de simples e três de duplas na Europa na temporada.

Comentários