Notícias | Dia a dia
Suspensa há oito meses, Halep aguarda julgamento
27/04/2023 às 20h53

Halep deu sua primeira entrevista desde a suspensão por doping

Foto: Tennis Majors

Constanta (Romênia) - A ex-número 1 do mundo Simona Halep deu sua primeira entrevista desde a suspensão por doping, anunciada em outubro. Ela está provisoriamente afastada do circuito desde o US Open do ano passado, depois que um exame constatou a presença da substância proibida Roxadustat. Halep ainda aguarda julgamento, que provavelmente será no fim de maio, para saber quando poderá voltar a jogar. A defesa da tenista é de que houve contaminação de um suplemento alimentar.

"A situação tem sido muito difícil. Emocionalmente, é pesado. O estresse é enorme porque nunca pensei que enfrentaria algo assim. Sempre fui contra o doping, pois sou uma grande defensora de esportes limpos. Então, no começo, eu não sabia como lidar com isso. Com o tempo, apenas tentei manter a calma. E, na verdade, me sinto confiante porque sei que estou limpa e não tomei nada proibido conscientemente. Estou tentando lidar com isso da melhor maneira possível", disse Halep, em entrevista ao portal Tennis Majors.

"Eu queria ficar em silêncio até que o caso fosse resolvido. Não queria falar antes porque era muito difícil emocionante. Mas agora sinto a necessidade de falar bem alto para meus fãs e para o público porque tenho certeza que eles realmente querem saber por que está demorando tanto. Senti a necessidade de fazer isso e é por isso que estou aqui hoje", acrescentou a romena de 31 anos e atual 26ª do ranking.

Halep falou sobre como recebeu a notícia da suspensão. "Foi um choque. Eu não sabia como lidar com isso. Eu não sabia o que era Roxadustat. Eu nunca ouvi falar sobre isso antes. Fui notificada em outubro de que meu teste de urina em agosto deu positivo. Desde então, fiz 10 exames seguidos e todos deram negativo, tanto de sangue quanto de urina".

"Sempre tive o cuidado de verificar todos os componentes dos suplementos que tomo para ter certeza de que tudo está autorizado. No início, eu não tinha ideia de onde essa substância veio", afirmou a vencedora de dois Grand Slam. "Pedi ajuda a alguns especialistas para me explicar como isso aconteceu e de onde veio. Depois de muito trabalho, descobriram que havia uma contaminação do suplemento, e por isso a quantidade estava tão baixa no meu organismo. A contaminação acontece quando alguém toma um suplemento autorizado, mas a empresa que o vende comete um erro".

A romena lamenta a demora para a definição do caso, destacando o desgaste emocional. "O próximo passo é uma audiência no final de maio, mas a ITF disse que pode cancelá-la também. Se fizerem isso, serão quase oito meses desde que fui suspensa provisoriamente pela primeira vez e não acho justo ficar oito meses sem sequer ser julgada pelo Tribunal, embora tenha todas as evidências desde dezembro. Não estou pedindo tratamento especial. Só peço para ser julgada. Quanto tempo mais isso vai demorar? Emocionalmente, todo o período não foi fácil e eu apenas senti a necessidade de falar a verdade para todo o público".

Comentários