Madri (Espanha) - Não deu para o cearense Thiago Monteiro no Masters 1000 de Madri. Enfrentando o russo Karen Khachanov pela segunda rodada do torneio, nesta sexta-feira, ele fez um jogo bastante equilibrado, chegou a vencer um set, mas acabou superado pelo rival, que depois de 2h02 ficou com a vitória com o placar final de 6/3, 3/6 e 6/3.
Após superar sua estreia no saibro espanhol, o cabeça de chave número 10 terá pela frente o vencedor da partida entre o tenista da casa Roberto Bautista, 20º pré-classificado, e o francês Quentin Halys.
Khachanov não teve moleza contra Monteiro, que conseguiu igualar bastante o jogo e deu trabalho. Apesar do estilo agressivo do russo, o brasileiro não ficou na defensiva e foi para cima quando teve oportunidade, mas acabou cometendo quase o dobro de erros não forçados do rival (13 a 7). Nas bolas vencedoras, ele ficou perto, mas anotou quatro a menos (30 a 34).
O confronto foi marcado por um bom desempenho de ambos com o saque, Khachanov venceu 78% dos pontos de serviço e Monteiro 64%, e poucas chances de quebra. No primeiro set, apenas um break-point foi disputado, no quarto game, e terminou com o cearense levando a quebra que deu a vantagem de 1 a 0 para o russo.
Na segunda parcial, foi a vez do canhoto de Fortaleza inverter a história. Desta vez os únicos break-points foram em favor de Monteiro, que aproveitou uma das quatro chances que teve para quebrar o russo no segundo game e em seguida marcar 3/0. Ele então administrou bem a vantagem até o final e empatou a partida.
O equilíbrio se manteve no terceiro set, de novo com poucas chances. Monteiro não conseguiu pressionar o saque de Khachanov uma vez sequer e teve que enfrentar break-points no segundo e oitavo games. O cearense escapou da quebra no segundo, mas no oitavo levou a pior. O russo então confirmou o serviço em seguida e ficou com a vaga na terceira rodada.