Notícias | Outros
Cadeirantes: time do Brasil viaja para a Copa do Mundo
28/04/2023 às 14h04

Equipe terá atletas em todas as categorias no torneio, que acontece de 1 a 7 de maio.

Foto: Vinícius Bacelar/CPB

Florianópolis (SC) - O time brasileiro está de malas prontas para a Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas. Nesta sexta-feira, a equipe embarca rumo a Vilamoura, em Portugal, para a disputa do torneio, que acontece de 1 a 7 de maio, com a presença de atletas em todas as categorias. Neste domingo, acontecerá o sorteio para definir os adversários dos brasileiros.

Foram convocados 12 jogadores para a competição, divididos nas categorias Masculino Open, Feminino Open, Quad e Júnior, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Departamento de Tênis em Cadeira de Rodas da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Os tenistas estarão acompanhados por quatro capitães, além de dois fisioterapeutas e um fisiologista.

Após conquistar o inédito bronze para o Brasil na categoria Quad, no ano passado, Ymanitu Silva prefere não criar expectativas para a edição de 2023 e vê uma forte competição entre os tenistas. “Sei que temos um bom time, mas prefiro não antecipar nada. Enfrentaremos jogadores muito fortes independente da categoria”, disse o 9° colocado do ranking ITF.

A Copa do Mundo será disputada por confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma de dupla. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Para o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra, o trabalho realizado em prol dos atletas, permite que o país tenha condições de jogar entre as principais equipes. “Estamos seguindo um bom planejamento com os nossos jogadores, realizamos treinamentos e os levamos a torneios importantes. Esse trabalho se soma a um grupo forte e unido, como o nosso, para que busquemos o nosso melhor nas quadras”, disse.

Esta será a sexta vez consecutiva que o Brasil contará com atletas em todas as categorias do Mundial. As equipes do Feminina e Quad já estavam previamente classificadas para o torneio, enquanto o time Masculino garantiu a vaga no Qualifier do México, em fevereiro. A equipe Júnior disputa a competição por meio de um wild card (convite).

Confira os convocados:

MASCULINO OPEN
Daniel Rodrigues (#22)
Jucelio Torquato (#79)
Rafael Medeiros (#109)
Capitão: Raphael Moraes

FEMININO OPEN
Meirycoll Duval (#26)
Maria Fernanda Alves (#48)
Jade Lanai (#52)
Capitão: Lázaro Herculano

QUAD
Ymanitu Silva (#9)
Leandro Pena (#14)
João Takaki (#21)
Capitão: Vinícius Cyrillo

JÚNIOR
Vitória Miranda (#2)
Luiz Calixto (#23)
Lorenzo Godoy (#24)
Capitão: Leonardo Oliveira

*Lucimaria Nascimento e Gustavo Carneiro foram inicialmente convocados, mas não poderão acompanhar o Time Brasil BRB por problemas de saúde.

Comentários