Aix-en-Provence (França) - Dois nomes bastante experientes do circuito vão se enfrentar pela primeira rodada de um challenger. Andy Murray e Gael Monfils receberam convites e atuam nesta semana em Aix-en-Provence, no saibro francês.
Murray é o cabeça 5 do torneio. O ex-número 1 do mundo aparece atualmente na 52ª posição do ranking e vem de eliminações precoces nos Masters 1000 de Monte Carlo e Madri. O britânico de 35 anos ainda não se decidiu sobre a participação em Roland Garros, mas busca recuperar o ritmo de jogo e a confiança com eventuais vitórias nesta semana.
Já Monfils ainda não venceu em quatro torneios na temporada. O francês ficou afastado entre agosto de 2022 e março deste ano por lesão no pé. E quando voltou, abandonou uma partida em Miami por lesão no punho. Aos 36 anos, o ex-top 10 ocupa apenas o 322º lugar. Ele tem duas vitórias em seis jogos contra Murray, sempre em torneios da ATP.
O vencedor entre Murray e Monfils enfrenta quem passar da partida entre o francês Laurent Lokoli e o espanhol Albert Ramos. No mesmo quadrante está o também anfitrião Adrian Mannarino, cabeça 3, que aguarda a partida entre o francês de 18 anos Luca Van Assche e o português João Sousa.
Do mesmo lado da chave, o norte-americano Brandon Nakashima é o cabeça 2 do torneio. O atual 44º do ranking espera o vencedor entre o português Nuno Borges e um tenista vindo do quali. Já o principal favorito será o norte-americano Tommy Paul, número 17 do mundo. Seu adversário pode ser o francês Geoffrey Blancaneaux ou um tenista do quali.