Notícias | Outros
Cadeirantes: Brasil estreia com vitória no Quad da Copa
01/05/2023 às 22h47

Torneio acontece em Portugal e equipe sai na frente com 3 a 0 sobre a Tailândia.

Foto: Sara Hawk/FPTenis

Vilamoura (Portugal) - Nesta segunda-feira, o Brasil estreou com vitória na categoria Quad da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, anotando 3 a 0 contra a Tailândia, na cidade de Vilamoura, Portugal.

Abrindo os jogos dos brasileiros, Leandro Pena enfrentou Chonlaphat Sorod e garantiu a primeira vitória, com parciais de 6/2 6/1. Em seguida foi a vez de Ymanitu Silva vencer Sombut Yampapha, por 6/4 6/3. Os dois ainda voltaram à quadra dura para o jogo das duplas e novamente venceram Chonlaphat Sorod e Sombut Yampapha, por 7/6 6/4.

Para Ymanitu, a vitória tira o peso das costas pela estreia. "Foi um confronto tenso, por ser a primeira partida e sabíamos que precisávamos do resultado, mas no final deu tudo certo”, disse o 9° colocado do ranking ITF.

No Masculino Open, o Brasil foi superado pela Polônia por 2 a 1. Rafael Medeiros perdeu para Tadeusz Kruszelnicki, com parciais de 6/3 7/6, e Daniel Rodrigues venceu Fabil Fabisiak, por 6/3 6/0. Nas duplas, os dois foram derrotados por Fabil Fabisiak e Piotr Jaroszewski, por 2/6 7/5 10-4.

Na categoria Júnior, a equipe formada por Vitória Miranda, Luiz Calixto e Lorenzo Godoy foi derrotada pelos Estados Unidos, por 3 a 0. Calixto perdeu para Tomas Majetic, por duplo 6/0, e Vitória foi superada por Charlie Cooper, por 6/1 6/0. Nas duplas, Lorenzo e Vitória foram derrotados para Tomas Majetic e Maximus Wong, por duplo 6/0.

Nesta terça-feira, as equipes voltam às quadras para novos compromissos. Na categoria Quad, o confronto é contra Israel. No Feminino Open, as mulheres do Brasil estreiam contra a Grã-Bretanha. Já no Masculino, o desafio é contra a China. 

Pelo sistema de disputa, a Copa do Mundo é dividida por confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma de duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Esta é a sexta vez consecutiva que o Brasil conta com atletas em todas as categorias do Mundial. As equipes feminina e Quad já estavam previamente classificadas para o torneio, enquanto o time masculino garantiu a vaga no Qualifier do México, em fevereiro. A equipe Júnior disputa a competição por meio de um wild card (convite).Resultados desta segunda-feira (01)

Quad - Brasil 3x0 Tailândia
Leandro Pena d. Chonlaphat Sorod - 6/2 6/1
Ymanitu Silva d.Sombut Yampapha - 6/4 6/3
Leandro Pena/Ymanitu Silva d. Chonlaphat Sorod/Sombut Yampapha - 7/6 6/4

Masculino Open - Brasil 1x2 Polônia
Tadeusz Kruszelnicki d. Rafael Medeiros - 6/3 7/6
Daniel Rodrigues d. Fabil Fabisiak - 6/3 6/0
Fabil Fabisiak/Piotr Jaroszewski d. Rafael Medeiros/Daniel Rodrigues - 2/6 7/5 10-4

Júnior - Brasil 0x3 Estados Unidos
Tomas Majetic d. Luiz Calixto - 6/0 6/0
Charlie Cooper d. Vitória Miranda - 6/1 6/0
Tomas Majetic/Maximus Wong d. Lorenzo Godoy/Vitória Miranda - 6/0 6/0

Confira a programação desta terça-feira (02)
5h30 (horário de Brasília)

Quad
Brasil x Israel

Feminino Open
Brasil x Grã-Bretanha

9h30 (Horário de Brasília)

Masculino Open
Brasil x China

Comentários
Omaki
Arena BTG