Notícias | Dia a dia
Andreescu volta a superar Kerber, mas preocupa
24/03/2019 às 02h33

Canadense precisou de atendimento para o ombro durante a partida

Foto: Divulgação

Miami (EUA) - Uma semana depois de protagonizarem a final de Indian Wells, Angelique Kerber e Bianca Andreescu voltaram a se enfrentar, desta vez pela terceira rodada do WTA Premier de Miami. Assim como que aconteceu no último domingo, na Califórnia, Andreescu levou a melhor novamente. A canadense de 18 anos lutou por 2h10 e marcou 6/4, 4/6 e 6/1 diante da experiente alemã.

Embora comemore sua décima vitória seguida no circuito e a 31ª na temporada, somando todos os níveis de torneios, Andreescu preocupa para a sequência de Miami. A canadense precisou de atendimento médico para o ombro direito durante o primeiro set. Sua adversária nas oitavas será a estoniana Anett Kontaveit, 19ª do ranking, que derrotou a australiana Ajla Tomljanovic por 7/6 (7-3), 2/6 e 7/6 (7-4).

Andreescu disputou na noite deste sábado sua 34ª partida em 2019. Depois de começar o ano como 152ª do ranking, ela já aparece no 24º lugar. Como o sorteio da chave em Miami foi realizado ainda no domingo passado, antes da atualização do ranking, a canadense não conseguiu ser cabeça de chave na Flórida e teve que disputar a primeira rodada. Prejudicada também pela chuva, que adiou sua estreia para quinta-feira, a jovem de 18 anos teve que jogar três dias seguidos.

A eliminação de Kerber tira a alemã da disputa pela liderança do ranking. A alemã de 31 anos, que foi número 1 do mundo por 34 semanas, precisava do título para ultrapassar a atual primeira colocada Naomi Osaka. Como a japonesa também já foi eliminada em Miami, superada pela taiwanesa Su-Wei Hsieh na tarde deste sábado, Simona Halep e Petra Kvitova têm chances de assumir a liderança caso alcancem a final da competição.

A partida começou com muitos ralis longos do fundo de quadra, estilo que favorece o estilo de jogo de Kerber, que abriu 2/0. Ainda que Andreescu conseguisse devolver a quebra e buscar o empate, a canadense pediu atendimento para o ombro direito ainda no quinto game da partida e parecia sentir o desgaste. A alemã não conseguia aproveitar as novas chances de quebra que criou no primeiro set e deu margem para que a jovem rival crescesse na partida e voltasse a quebrar para fechar a parcial. Ao fim de 51 minutos, Andreescu tinha 11 a 7 em winners e havia cometido 16 erros, dois a mais que Kerber.

Kerber tentou forçar menos o saque para elevar seu percentual de primeiros serviços em quadra no segundo set, mas acabou permitindo uma quebra precoce a Andreescu que abriu 2/0. A alemã chegou a devolver a quebra, mas voltaria a perder o saque logo na sequência e se mostrava bastante frustrada e impaciente com seu desempenho. Andreescu apostava em slices e drop shots e tinha sucesso, chegando a fazer 4/1. A dois games da vitória, a canadense acumulou erros em pontos importantes e deu à Kerber a chance de devolver a quebra. A ex-número 1 ganhou confiança e venceu doze dos últimos 15 pontos do set.

No intervalo entre o segundo e o terceiro set as duas jogadoras saíram de quadra para ir ao vestiário. Já passava de 1h da manhã (horário local) com todos os cinco jogos da programação do estádio principal deste sábado indo ao terceiro set. Embora ainda recebesse tratamento no ombro durante as viradas de lado, Andreescu foi dominante no set decisivo, já que não enfrentou break-points e cedeu apenas sete pontos em seus games de serviço e conseguiu duas quebras importantes para consolidar a vitória. A canadense fez 40 a 19 em winners e terminou o jogo com 35 erros contra 25 da rival.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis