Notícias | Dia a dia
Halep luta por quase 3h e garante duelo com Venus
24/03/2019 às 18h35

Halep tem três vitórias e três derrotas contra Venus no circuito

Foto: Divulgação

Miami (EUA) - Bastante exigida em seu segundo compromisso pelo WTA Premier de Miami, Simona Halep precisou lutar por 2h49 para garantir sua vaga nas oitavas de final. A número 3 do mundo começou atrás no placar, mas buscou a virada diante da lucky-loser eslovena de 28 anos e 93ª do ranking Polona Hercog, ao marcar as parciais de 5/7, 7/6 (7-1) e 6/2.

Halep terá pouco tempo de descanso antes de seu próximo compromisso em Miami. A romena volta à quadra já nesta segunda-feira para duelar com Venus Williams, ex-líder do ranking e atual 43ª colocada aos 38 anos, que venceu a russa Daria Kasatkina por 6/3 e 6/1. Halep e Venus já se enfrentaram seis vezes, com três vitórias para cada lado.

Outra meta de Halep em Miami é recuperar a liderança do ranking mundial. A romena, que já foi a número 1 do mundo por 64 semanas precisa ser finalista do torneio para ultrapassar a japonesa Naomi Osaka. A disputa pela liderança ainda tem mais uma candidata, a tcheca Petra Kvitova, que está do outro lado da chave e também pode superar Osaka se for finalista na Flórida. Dessa forma, há a chance até de um confronto direto entre Halep e Kvitova valendo o título em Miami e a liderança do ranking.

Hercog é uma das jogadoras mais versáteis do circuito. Além de combinar um bom saque com a potência dos golpes de forehand, a eslovena de 1,85m tem bastante recursos para a utilização de slices, drop shots e subidas à rede. Com tantas variações de altura e velocidade de bola, Hercog dominou as ações do fundo de quadra e marcou 13 winners na parcial contra apenas três de Halep.

Primeira a quebrar ainda no começo da partida, Hercog abriu 3/1. Halep recebeu atendimento médico para o joelho esquerdo e, aos poucos, foi equilibrando as ações. A romena chegou a buscar o empate no oitavo game e até liderou por 5/4, ficando a um game de fechar o set. Depois de fazer um ótimo game de saque para empatar a partida, Hercog conseguiu uma nova quebra ao contar com três erros da ex-número 1 e definiu a parcial na sequência.

O segundo set começou com domínio das sacadoras, embora muitos games fossem longos e disputados. A primeira quebra favoreceu Halep já no oitavo game para liderar por 5/3, mas a romena perdeu a chance de sacar para fechar. Apesar da oportunidade perdida, a ex-número 1 do mundo não baixou a intensidade e dominou o tiebrerak da parcial para empatar a partida. Mais agressiva, Halep fez 11 winners no set.

A parcial decisiva também teve games longos e disputados, mas Halep prevaleceu em todos. A romena salvou break points em seus dois primeiros games de serviço e aproveitou a chance que teve para já abrir 3/1. Mais confiante, a ex-líder do ranking passou a comandar a partida e não ser mais ameaçada. Deu tempo ainda para que a romena voltasse a quebrar o saque de sua adversária para vencer o jogo.

Duelo chinês na próxima fase - Um setor da chave que contava com Serena Williams e Elina Svitolina terá nas oitavas de final um duelo chinês entre Qiang e Yafan Wang, que não possuem parentesco, apesar de compartilharem o mesmo sobrenome. Qiang Wang, número 18 do mundo, já havia avançado desde a confirmação da desistência de Serena no sábado, por lesão no joelho direito. Yafan Wang, 50ª colocada, foi algoz de Svitolina na última sexta-feira e venceu a norte-americana Danielle Collins por 7/5 e 6/1.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis