Notícias | Dia a dia
Iga cede só três games e faz semi inédita em Madri
03/05/2023 às 16h19

A polonesa cedeu apenas um break-point na rápida partida desta quarta-feira

Foto: Mutua Madrid Open

Madri (Espanha) - Depois de ter passado por algumas oscilações em seu jogo das oitavas, Iga Swiatek teve uma excelente atuação nesta quarta-feira e garantiu lugar na semifinal do WTA 1000 de Madri. A número 1 do mundo precisou de apenas 1h08 para eliminar a experiente croata de 32 anos Petra Martic, 33ª do ranking, por 6/0 e 6/3.

Aos 21 anos, Swiatek faz apenas sua segunda aparição no torneio em Madri. A polonesa havia atuado no torneio somente em 2021, quando parou nas oitavas, e por isso segue em busca de um título inédito nas quadras de saibro da capital espanhola. Vencedora de 13 títulos no circuito, dois deles neste ano, ela busca a 17ª final da carreira.

A adversária de Swiatek na semifinal marcada para esta quinta-feira, às 16h (de Brasília), é a russa Veronika Kudermetova, 13ª do ranking, a quem superou nos três duelos anteriores e sem perder nenhum set. O duelo mais recente foi em fevereiro deste ano, na semifinal de Doha, quando a polonesa cedeu só um game. A outra semifinal será às 11h entre Maria Sakkari e Aryna Sabalenka.

O primeiro set entre Swiatek e Martic teve apenas 27 minutos. Cada vez mais adaptada às condições mais rápidas de Madri, por conta da altitude na capital espanhola, a número 1 do mundo conseguiu ter a iniciativa dos pontos nos ralis de fundo e executou muito bem as mudanças de direção. A polonesa só enfrentou um break-point e conseguiu três quebras, ela fez 4 a 1 nos winners e cometeu 4 erros contra 9 de Martic.

Apesar de a croata ter confirmado seus dois primeiros games de serviço no segundo set, Swiatek seguia bastante tranquila na partida e não enfrentou break-points na parcial. A líder do ranking aproveitou sua chance de quebra para abrir 4/2 no placar. Martic até confirmou seu último game de saque, mas seguia sem conseguir ameaçar a polonesa, que definiu a tranquila vitória em sets diretos.

Swiatek liderou a estatística de winners por 11 a 8, e cometeu apenas 8 erros contra 17 de Martic. A polonesa aproveitou todas as quatro chances de quebra que teve no torneio e só enfrentou um break-point.

Comentários