Notícias | Dia a dia
Madri terá final entre 1 e 2 do mundo neste sábado
05/05/2023 às 17h03

Swiatek e Sabalenka decidiram o título de Stuttgart há duas semanas

Foto: Arquivo

Madri (Espanha) - Menos de duas semanas depois de protagonizarem a final de Stuttgart, as números 1 e 2 do mundo Iga Swiatek e Aryna Sabalenka vão decidir mais um título importante no saibro, desta vez no WTA 1000 de Madri. Elas se enfrentam a partir das 13h30 (de Brasília) deste sábado. Curiosamente, antes desses dois duelos seguidos, o circuito feminino estava desde 2018 sem duelos entre as duas primeiras do ranking. A transmissão para o Brasil é da ESPN e Star+.

A última final de Madri com as números 1 e 2 do mundo foi em 2014, com Serena Williams e Na Li. Além disso, é apenas a terceira vez nos últimos 40 anos que o circuito da WTA com dois duelos entre as líderes do ranking no saibro. Isso aconteceu em 1984, com Martina Navratilova e Chris Evert, e também em 2013, com Serena Williams e Maria Sharapova.

Líder do ranking mundial, Swiatek tem cinco vitórias e apenas duas derrotas contra Sabalenka no circuito. Além disso, a polonesa de 21 anos levou a melhor em todos os três duelos realizados no saibro, são duas finais em Stuttgart e uma semifinal de Roma no ano passado. Aos 21 anos, a polonesa tem 13 títulos no circuito, um a mais que a bielorrussa, que completou 25 anos nesta sexta-feira. 

Swiatek busca um título inédito em Madri e disputa o torneio da capital espanhola apenas pela segunda vez na carreira. Nos outros três grandes torneios do saibro europeu, Roland Garros, Roma e Stuttgart, ela tem dois títulos em cada um. Há duas temporadas, a polonesa parou nas oitavas de final, superada pela então número 1 Ashleigh Barty. Também na edição de 2021, Sabalenka conquistou o título, vencendo a própria Barty na final. As duas finalistas já garantiram pelo menos € 580 mil e 650 pontos no ranking. A campeã sairá com €1.105.265 e 1.000 pontos.

'Cada partida é diferente', garantem as finalistas
Apesar do retrospecto favorável à polonesa no saibro, ambas relembram que os confrontos costumam ser equilibrados e cada partida tem sua própria história. "Acho que cada partida é diferente, e é sempre difícil jogar contra a Aryna", avaliou Swiatek. "Tenho sempre boas sensações jogando no saibro. Mesmo quando estou numa situação mais difícil na partida, ou quando não estou jogando bem, sei que tenho a capacidade de mudar alguma coisa e tenho um Plano B.

"No saibro, sinto-me como se eu tivesse mais armas e pudesse usá-las. Sempre me sinto bem no saibro. Vou apenas estar focada e disciplinada, tentando fazer o meu trabalho, não importa como ela vai jogar ou como serão as condições", completa a polonesa.

Sabalenka quer muito uma revanche, mas destaca o excelente desempenho da rival no piso. "Acho muito bom que estejamos jogando de forma tão consistente e nos encontrando nas finais. Você sempre tem que lutar muito duro contra a Iga. São sempre grandes batalhas e estou pronta para isso", comenta a vice-líder do ranking.

"Eu quero muito ter essa revanche. Seria incrível se eu conseguir vencer uma jogadora como Iga na quadra de saibro. Mas não posso apressar as coisas. Tenho que esperar pelas minhas oportunidades. Acho que isso foi um problema em Stuttgart, por exemplo. Em nossas primeiras partidas na temporada passada, quando não me sentia tão bem, eu não tinha tantas armas. Depois, quando corrigi meu saque, entendo que posso jogar bem contra ela e posso vencê-la. Agora é uma mentalidade diferente".

Veja o histórico de confrontos entre Swiatek e Sabalenka.

2023 - Stuttgart (saibro coberto) - Iga Swiatek, 6/3 6/4
2022 - WTA Finals (sintético coberto) - Semifinal - Aryna Sabalenka, 6/2 2/6 6/1
2022 - US Open (sintético) - Semifinal - Iga Swiatek, 3/6 6/1 6/4
2022 - Roma (saibro) - Semifinal - Iga Swiatek, 6/2 6/1
2022 - Stuttgart (saibro coberto) - Iga Swiatek, 6/2 6/2
2022 - Doha (sintético) - Quartas - Iga Swiatek, 6/2 6/3
2021 - WTA Finals (sintético) - fase de grupos - Aryna Sabalenka, 2/6 6/2 7/5

Comentários