Vilamoura (Portugal) - A rodada desta sexta-feira foi de vitórias para o Brasil na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, na cidade de Vilamoura, em Portugal. E com os resultados, as equipes masculina e do Quad já conseguiram se classificar para a próxima edição do evento. Já as atletas do feminino venceram o confronto com o Chile, mas também precisam ganhar da Suíça para assegurarem a vaga no torneio de 2024.
A equipe masculina venceu a África do Sul por 2 a 1. O Brasil começou em desvantagem, com a derrota de Jucelio para Leon Els por 6/1 e 6/0. Só que o empate veio com Daniel Rodrigues, que bateu Alwande Sikhosana, por 6/2, 6/7 e 6/2. O resultado veio então nas duplas. Rodrigues e Rafael Medeiros superaram os sul-africanos, com parciais de 6/3, 1/6 e 12-10. Os brasileiros encaram o Sri Lanka no playoff pelo 9º lugar.
No Quad, divisão para os tenistas com deficiência em pelo menos um membro superior, os brasileiros venceram a Turquia por 3 a 0. Leandro Pena abriu o confronto contra Ahmet Kaplan e não teve dificuldade para fechar o placar em duplo 6/2. Na sequência, Ymanitu Silva enfrentou Ugur Altinel e conquistou a vaga brasileira para a Copa do Mundo do ano que vem, marcando um duplo 6/3. Neste sábado, os brasileiros enfrentam a África do Sul, valendo o quinto lugar geral.
Feminino ainda luta por vaga, juvenil cai para a Bélgica
Na chave feminina, Jade Lanai se manteve superior diante da chilena Sofia Fuentes. A brasileira venceu por 6/3 e 6/0, em 52 minutos. Logo em seguida, Maria Fernanda Alves foi superada por Macarena Cabrillana por 6/2 e 6/0. Nas duplas, Meirycoll Duval e Jade garantiram a vitória de virada, por 4/6, 6/1 e 10-0.
Já equipe Júnior, que disputa o playoff do quinto ao sétimo lugar, foi derrotada pela Bélgica por 2 a 1. Luiz Calixto perdeu para Alexander Lantermann por duplo 6/2, e Vitória Miranda empatou o confronto ao vencer Luna Gryp numa partida acirrada, por 6/2, 6/7 (4-7) e 11-9. Nas duplas, os jovens brasileiros foram superados, por 6/4 6/0. No sábado, os juvenis brasileiros encaram a França.