Notícias | Dia a dia
Alcaraz tem trabalho, mas defende título em Madri
07/05/2023 às 16h07

Madri (Espanha) - Atual campeão do Masters 1000 de Madri, o espanhol Carlos Alcaraz conseguiu defender o título com sucesso em 2023. O bicampeonato no saibro madrilenho veio neste domingo com uma suada vitória por 2 sets a 1 para cima do alemão Jan-Lennard Struff, primeiro lucky-loser a disputar uma final deste nível, fechando o jogo com parciais de 6/4, 3/6 e 6/3, após 2h25 de partida.

Alcaraz se juntou ao compatriota Rafael Nadal e se tornou o segundo a vencer Madri em anos seguidos. O espanhol de 20 anos também se tornou o mais jovem a defender com sucesso uma conquista de Masters 1000 desde Nadal, que em 2006 conseguiu este feito em Monte Carlo e Roma.

Esta foi a décima taça erguida pelo jovem tenista no circuito, somando agora 10 vitórias e apenas 3 derrotas em finais. Ele segue sem ser superado em decisões deste nível, levando a melhor nas quatro vezes que jogou pelo título de um Masters 1000.

O espanhol sairá da Caixa Mágica grudado em Novak Djokovic no ranking, aparecendo apenas 5 pontos atrás do sérvio na lista da próxima segunda-feira e tem tudo para chegar a Roland Garros como número 1 do mundo, uma vez que o rival defende o título do Masters 1000 de Roma e ele não tem ponto algum para defender. Já o vice Struff, baterá sua melhor marca, saindo de 65º para 28º com a campanha.

Struff entrou em quadra com uma tática bem definida: forçar bastante o saque e voleio e pressionar o serviço de Alcaraz, arriscando golpes potentes já na primeira bola de devolução. A estratégia não fez efeito no primeiro game, em que ele foi quebrado, mas se mostrou competitiva no decorrer da partida, com o alemão dando bastante trabalho ao tenista da casa.

Depois de perder um break-point no segundo game, o germânico devolveu a quebra no quarto e manteve a igualdade até 3/3. No sétimo game, o jovem espanhol bateu novamente o saque de Struff e voltou a ficar na frente no placar. Ele administrou a dianteira até o final, saindo de 0-40 no décimo e último game para fechar no primeiro set-point que teve.

O placar adverso não assustou Struff, que se manteve fiel à tática e acabou premiado na largada da segunda parcial, conseguindo uma quebra no segundo game para em seguida abrir 3/0. O quinto game foi disputadíssimo, o germânico salvou cinco break-points e manteve o saque com muita luta. Ele depois confirmou sem sustos no sétimo e no nono para assim empatar o jogo.

A partida seguiu parelha no terceiro e decisivo set, no qual Alcaraz foi o primeiro a ter o saque ameaçado, salvando um break-point no terceiro game. A resposta veio logo em seguida, com uma quebra para o tenista da casa, que abriu 4/0 na sequência. O espanhol manteve a vantagem até o final, ficou com a vitória e com premiação de 1.105.265 euros, enquanto o vice Struff levou 580 mil euros.

Comentários