Notícias | Dia a dia
Aliassime brilha e já faz semi de Masters aos 18 anos
28/03/2019 às 00h02

Aliassime já sobe para o 33º lugar do ranking mundial

Foto: Divulgação

Miami (EUA) - Mais uma vez, Felix Auger-Aliassime deu mostras de seu ótimo momento no circuito e do futuro promissor que pode ter. O canadense de 18 anos garantiu vaga na semifinal do Masters 1000 de Miami após a vitória por 7/6 (7-3) e 6/2 em 1h48 contra o croata Borna Coric, número 13 do ranking mundial.

Vindo do quali em Miami, Aliassime tinha apenas quatro vitórias em chaves principais de Masters 1000 antes da incrível campanha na Flórida. Depois de passar pelos italianos Luca Vanni e Paolo Lorenzi durante a fase classificatória, o canadense já venceu Casper Ruud, Marton Fucsovics, Hubert Hurkacz e o top 20 Nikoloz Basilashvili antes do duelo com Coric.

Vice-campeão do Rio Open em fevereiro, Aliassime busca sua segunda final de ATP do ano e da carreira. O canadense de 18 anos agora desafia o norte-americano John Isner, número 9 do mundo e atual campeão do torneio. O jovem jogador está em busca de sua segunda vitória contra top 10 no circuito, já que superou o grego Stefanos Tsitsipas em Indian Wells.

Aliassime é o mais jovem semifinalista da história do torneio, realizado desde 1985, e o terceiro jogador mais jovem a atingir a penúltima rodada de um Masters. Ele também é apenas o quarto jogador vindo do quali a chegar tão longe em um torneio deste porte, o segundo em Miami.

A ótima campanha em Miami rende 376 pontos no ranking da ATP a Aliassime, sendo 16 do quali e mais 360 da chave principal. Atual 57º colocado, o jovem canadense está saltando para o 33º lugar. Lembrando que ele era apenas o número 108 do mundo na virada do ano.

O longo primeiro set da partida durou 1h11 e foi definido apenas no tiebreak. A parcial teve uma quebra para cada lado, no sexto e sétimo games, e Aliassime chegou a ter um set point quando liderava por 5/4, no saque do adversário. O game-desempate foi disputado em altíssimo nível, com os dois jogadores buscando o winner, até que Coric cometesse uma dupla-falta e permitisse ao canadense liderar por 4-2. Firme no saque, o jovem de 18 anos sustentou a liderança e fechou a parcial 22 minutos depois de ter perdido o primeiro set point.

As oportunidades perdidas no set inicial pareciam ter abalado a confiança de Coric. O croata passou a errar mais do que de costume no início do segundo set e cedeu duas quebras consecutivas, que deixaram Aliassime liderando por 4/0. Mais uma vez, o canadense mostrou muita maturidade para se manter à frente no placar. Aliassime sequer enfrentou break points no segundo set e cedeu apenas quatro pontos em seus games de saque na parcial.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis