Notícias | Dia a dia
Primeiro duelo de Federer e Nadal completa 15 anos
28/03/2019 às 21h33

Miami (EUA) - O dia 28 de março é especial para a rivalidade entre Roger Federer e Rafael Nadal. Há quinze anos, o suíço e o espanhol se enfrentavam pela primeira vez no circuito. O jogo foi válido pela terceira rodada do Masters de Miami e Nadal levou a melhor com duplo 6/3.

Na ocasião, Federer já era o número 1 do mundo e vencedor de dois Grand Slam. Por sua vez, Nadal era um jovem de 17 anos e ocupava o 34º lugar do ranking mundial. A partida teve arbitragem brasileira, sob o comando de Carlos Bernardes.

Federer e Nadal já se enfrentaram 38 vezes. Ainda que Nadal lidere o histórico de confrontos entre eles por 23 a 15, o que lhe confere um aproveitamento de 61%, o suíço leva vantagem no retrospecto recente e vem de cinco vitórias consecutivas contra o rival, para quem não perde desde a semifinal do Australian Open de 2014.

Nadal foi quem venceu mais finais, com 14 a 10, embora tenha perdido as últimas quatro. O espanhol também venceu treze dos quinze jogos no saibro e tem 11 a 10 em tiebreaks. Federer tem ligeira vantagem nos confrontos em quadras duras, com 11 vitórias e nove derrotas.

Com 38 jogos, a rivalidade entre eles é a terceira maior em número de confrontos na Era Aberta do tênis masculino. Em primeiro lugar aparece o histórico de 53 jogos entre Nadal e Novak Djokovic. O sérvio lidera o retrospecto por 28 a 25. A segunda maior rivalidade envolve Djokovic e Federer, novamente com vantagem sérvia, por 25 a 22 em 47 partidas.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis