Notícias | Dia a dia
Shapovalov vira e garante 3ª semifinal de Masters
28/03/2019 às 22h11

Shapovalov tentará primeira final da carreira

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - Sem jamais abandonar o ímpeto agressivo, o canadense Denis Shapovalov está de volta a uma semifinal de nível Masters, a terceira de sua curta carreira. Ainda aos 19 anos, o canhoto que bate backhand de uma mão derrotou o também jovem norte-americano Frances Tiafoe, por 6/7 (5-7), 6/4 e 6/2, após 2h16.

Muito perto de entrar para o top 20 do ranking na lista de segunda-feira, ele aguarda o vencedor do duelo entre o suíço Roger Federer e o sul-africano para conhecer seu adversário desta sexta-feira. Jamais enfrentou Federer e perdeu o único duelo contra Anderson no US Open do ano passado. Shapovalov jamais chegou a uma final de nível ATP.

Shapovalov surpreendeu o circuito ao derrotar Rafael Nadal e chegar na penúltima rodada de Montréal 18 meses atrás e no ano passado mostrou versatilidade para atingir a semifinal no saibro rápido de Madri. Nas duas oportunidades, parou no alemão Alexander Zverev, dois anos mais velho.

Recheado de lances de alta qualidade mas também de erros, o primeiro set caminhou equilibrado com grande desempenho dos jogadores no saque. Os dois games finais viram break-points, primeiro em favor de Shapavalov, depois de Tiafoe. No tiebreak, o norte-americano foi muito mais consistente.

Sem se apavorar, o canadense manteve o padrão no segundo set, forçando sempre do fundo e buscando sempre que possível os voleios. Fez um tão incrível que Tiafoe o cumprimentou junto à rede. Abriu rapidamente 5/1, mas se apressou e viu o adversário se aproximar com 5/4. Foi aí que Tiafoe pediu atendimento para o pé direito e a reação acabou.

A diferença novamente ficou clara no terceiro set. Shapovalov conseguiu a quebra logo no quarto game e não deixou o norte-americano se recuperar, marcando sua segunda virada seguida e a terceira do torneio. Os dois tiveram número parecido de erros (30 a 29), mas o canadense marcou o dobro de winners (36 a 18).

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis