Mauthausen (Áustria) - Principal favorito na disputa do challenger de Mauthausen, o austríaco Dominic Thiem largou com um bom resultado na estreia e bateu o compatriota Matthias Ujvary, de apenas 18 anos e 1.193º do mundo, que veio do quali, em sets diretos e com placar final de 6/4 e 6/2, depois de 1h17 de confronto.
Na segunda rodada, Thiem terá um desafio bem maior pela frente, medindo forças com o argentino Facundo Bagnis, que teve trabalho para superar a fase inicial, precisando de três sets para derrubar o francês Manuel Guinard com parciais de 6/2, 6/7 (6-8) e 6/2.
Atual 96 do mundo, o austríaco de 29 anos enfrentará Delbonis pela quarta vez no circuito. Os três embates anteriores foram todos em nível ATP e no saibro, com vitórias de Thiem no ATP 250 de Gstaad, em 2015, no Masters 1000 de Madri, em 2018, e no ATP 250 de Gstaad, em 2022.
Thiem não demorou para tomar as rédeas do torneio e logo no terceiro game já conseguiu a primeira quebra, abriu 3/1 em seguida e por pouco não ampliou ainda mais a vantagem, deixando escapar três break-points no quinto. Depois disso, o austríaco administrou a diferença até o final e abriu 1 a 0 no marcador.
A segunda parcial teve um placar um pouco mais elástico para o tenista da casa, que perdeu dois break-points no primeiro game, salvou um no segundo e converteu uma quebra de zero no terceiro. Um pouco mais tarde, no quinto, Thiem bateu mais uma vez o saque do jovem compatriota e em seguida selou sua vitória.