Roma (Itália) - No encontro entre duas jogadoras norte-americanas, a canhota Taylor Townsend surpreendeu a número 3 do mundo Jessica Pegula e avançou no WTA 1000 de Roma, em quadras de saibro. Townsend, que ocupa apenas o 168º lugar no ranking de simples, mas é 6ª colocada nas duplas, conseguiu uma vitória bastante expressiva e marcou as parciais de 6/2, 3/6 e 6/3 em 1h55 de partida nesta quinta-feira.
Esta é apenas a segunda vitória contra top 10 na carreira de Townsend, sendo que a primeira havia sido no US Open de 2019, contra Simona Halep, num dia em que a norte-americana subiu mais de cem vezes à rede e enlouqueceu a romena com saque e voleio e muitas curtinhas. A canhota de 27 anos e ex-número 1 juvenil está de volta ao circuito depois de se tornar mãe. O melhor ranking profissional de simples de sua carreira é o 61º lugar.
Back and better than ever 🚀@TaylorTownsend defeats No.3 seed and American compatriot, Pegula, 6-2, 3-6, 6-3!#IBI23 pic.twitter.com/ImQXeIeJG7
— wta (@WTA) May 11, 2023
Townsend chega apenas pela segunda vez à terceira rodada de um WTA 1000. Ela terá um duelo de canhotas na próxima fase, contra a chinesa Xiyu Wang, 75ª do ranking, que venceu a romena Irina Begu por 6/4 e 7/5.
Já Pegula perde na estreia de um torneio pela primeira vez na temporada. Bastante regular ao longo do ano, ela só não havia alcançado as quartas em um torneio, o WTA 1000 de Indian Wells, onde parou nas oitavas.
Apesar de ter conseguido uma quebra logo cedo, e de sair vencendo por 2/0, Pegula teve muitas dificuldades com o saque durante o set inicial. Ela colocou apenas 45% de primeiros serviços em quadra e só venceu nove pontos em seus games de saque na parcial. Com isso, permitiu que Townsend dominasse o set e conseguisse três quebras.
A número 3 do mundo reagiu no segundo set, sendo mais consistente durante os ralis de fundo e conseguindo duas quebras para igualar a partida. Mas Townsend teve um início arrasador no terceiro set, ao vencer 12 dos 13 primeiros pontos disputados. Com isso, a canhota saiu vencendo por 3/0. Ela não enfrentou break-points e rumou para uma das vitórias mais expressivas da carreira.
Gauff cede apenas um game na estreia em Roma
Já a outra norte-americana do top 10, Coco Gauff, estreou com vitória tranquila. A número 5 do mundo preciso de apenas 1h para vencer a cazaque Yulia Putintseva, 51ª colocada, por 6/0 e 6/1. Sua próxima rival é a tcheca Marie Bouzkova, 38ª do ranking, que venceu a norte-americana Caty McNally por 6/4 e 6/3.