Bordeaux (França) - Os organizadores do challenger de Bordeaux, que será disputado na próxima semana em quadras de saibro na França, ofereceram um convite para Rafael Nadal na chave. Em entrevista ao jornal L'Equipe, o diretor do torneio, Jean-Baptiste Perlant, disse que esteve em contato com Carlos Costa, agente do espanhol, mas que Nadal recusou a proposta e preferiu manter a rotina de treinos.
"Eu disse a ele que ofereceria um dos convites. Carlos Costa muito gentilmente me respondeu que Nadal estava continuando sua preparação em casa em Manacor e que não estava pronto para jogar. Disse ainda que ele está em uma corrida contra o tempo para poder jogar em Roland-Garros", disse Perlant ao L'Equipe.
Atualmente no 14º lugar do ranking, Nadal está afastado das competições desde a eliminação na segunda rodada do Australian Open, em janeiro. O espanhol de 36 anos teve diagnosticada uma lesão de grau 2 no iliopsoas (principal flexor da articulação do quadril) da perna esquerda. Desde então, retirou-se dos Masters 1000 de Indian Wells e Miami no piso duro, e também dos principais torneios no saibro preparatórios para Roland Garros, em Monte Carlo, Barcelona, Madri e Roma. O segundo Grand Slam do ano começa em duas semanas.
O dirigente comentou, entretanto, que uma eventual chegada de Nadal traria novos desafios para a organização e segurança do torneio. "Teria sido muito complicado. Já vamos ter muita gente. Para alguns pode ter sido uma desilusão o Nadal não ter vindo, mas para mim não".
Murray, Wawrinka, Thiem e Struff na chave
Bordeaux Challenger 175 Main Draw Singles pic.twitter.com/NqnYZJ7G9U
— Tennis Draws (@DrawsTennis) May 14, 2023
Mesmo sem Nadal, o torneio atraiu grandes nomes. Entre eles estão três campeões de Grand Slam, Andy Murray, Stan Wawrinka e Dominic Thiem. Existe até mesmo a chance de um duelo entre Murray e Wawrinka já na segunda rodada. O britânico, que conquistou um challenger em Aix en Provence na semana passada, é o cabeça 2 do torneio e entra diretamente nas oitavas, esperando o vencedor entre o suíço e um tenista do quali.
Já Dominic Thiem enfrenta o francês Benoit Paire. No último sábado, o austríaco perdeu para o sérvio de 19 anos Hamad Medjedovic na semifinal do challenger de Mauthausen por 7/6 (7-3) e 6/2. O principal cabeça de chave será o alemão Jan-Lennard Struff, número 28 do mundo e finalista do Masters 1000 de Madri no domingo passado.