Notícias | Dia a dia
Djokovic se queixa da qualidade da quadra em Roma
14/05/2023 às 19h18

Seis vezes campeão do torneio, sérvio diz que os problemas são recorrentes

Foto: Internazionali BNL d Italia

Roma (Itália) - Depois de vencer seu segundo jogo pelo Masters 1000 de Roma, Novak Djokovic se queixou bastante da qualidade da quadra. Seis vezes campeão no torneio no saibro na capital italiana, o sérvio diz que os problemas são antigos e acredita que a pouca utilização do estádio principal compromete a qualidade do piso.

"Roma nunca teve uma grande reputação pela qualidade das quadras, para ser honesto com vocês. Mesmo conhecendo todos os caras, Marco é o chefe de gabinete dos caras que estão cuidando das quadras. Eu os conheço há 15 anos e me dou muito bem com eles. Não posso culpá-los por isso. O interessante seria entender quanto tênis eles estão jogando na quadra antes do torneio", disse Djokovic durante a entrevista coletiva, após vencer Grigor Dimitrov por 6/3, 4/6 e 6/1 em 2h19 de partida.

"Se você não usa a quadra, essas coisas acontecem. A quadra quebra. Você tem muitos buracos. É uma superfície irregular. O quique da bola é muito ruim. Sei que faz parte da temporada de quadra de saibro, ter muitos quiques irregulares. Mas em Roma, isso vem acontecendo há alguns anos. Lembro que dez anos atrás, eles trouxeram o pessoal de Roland Garros. E naquele ano a quadra era a melhor. Não sei por que não ligam de novo, porque obviamente são os melhores especialistas em saibro do mundo", avaliou o experiente jogador de 35 anos e atual líder do ranking mundial.

"Tive a sensação de que hoje, a quadra 5 de treino é de melhor qualidade do que na Quadra Central porque eles jogam mais nessas quadras. Esse tipo de superfície exige que a quadra seja utilizada. Não tenho certeza do que aconteceu este ano em termos de quanto tempo de jogo esta quadra tinha antes do torneio, mas tenho certeza de que eles não o usaram tanto. Isso é sempre um problema. Mas agora não há muito que você possa fazer. Apenas cobrir os buracos aqui e ali. É uma realidade que você precisa aceitar. Espero que, com o passar dos dias e o andamento do torneio, a quadra melhore", complementou o sérvio, que enfrentará o britânico Cameron Norrie,13º do ranking, pelas oitavas em Roma.

Altos e baixos na vitória sobre Dimitrov
Falando especificamente da partida contra Dimitrov neste domingo, Djokovic reconhece que teve oscilações e uma queda momentânea de rendimento no segundo set, quando liderava por 4/2 e chegou a perder doze pontos seguidos, permitindo ao búlgaro vencer a parcial e igualar a partida. Mas o sérvio retomou o controle da partida no início do terceiro set. Ele conseguiu três quebras na parcial decisiva e não correu mais riscos em seus games de saque.

"Acho que eu poderia ter vencido em dois sets. Eu estava com um set e 4/2, mas errei um forehand no meio da quadra e depois acabei perdendo o saque. Ele confirmou o game seguinte, depois tivemos bolas novas e eu cometi dupla falta. A torcida entrou no clima, e o ambiente no estádio mudou. Deixei cair um pouco o meu nível, mas felizmente consegui recuperá-lo logo no início do terceiro set. Aquela quebra foi crucial e meio que mudou o jogo para o meu lado. Então estou muito satisfeito com a forma como terminei a partida".

Comentários