Notícias | Dia a dia
No saibro, Iga busca a revanche contra Rybakina
16/05/2023 às 15h05

A número 1 do mundo perdeu para Rybakina duas vezes na atual temporada

Foto: Jimmie48/WTA

Roma (Itália) - Líder do ranking mundial e atual bicampeã do WTA 1000 de Roma, Iga Swiatek enfrentará Elena Rybakina nas quartas e busca uma revanche contra a rival. Isso porque duas das cinco derrotas que a polonesa tem na temporada foram para a cazaque, no Australian Open e também em Indian Wells. Mas esta será a primeira vez que elas se enfrentam no saibro, piso em que a número 1 construiu seus melhores resultados.

"Será um jogo difícil. Ela está em ótima forma este ano, mas eu me sinto confortável no saibro. Espero que seja um bom jogo", disse Swiatek, que tem apenas uma vitória em três jogos contra Rybakina no circuito. "Não faz muito sentido pensar nos jogos anteriores contra Elena, porque todos foram na quadra dura".

"Quero tratar esta partida como qualquer outra. Desta vez eu não tenho nenhuma expectativa. Só jogar o melhor possível", acrescentou a polonesa, que tem 28 vitórias na temporada, com títulos em Doha e Stuttgart, e vice-campeonatos em Dubai e Madri.

A respeito da vitória sobre por 6/3 e 6/4 sobre a croata Donna Vekic nas oitavas, a número 1 do mundo destacou o desempenho nos momentos decisivos. Ela aproveitou os três break-points que teve e salvou seis dos sete que enfrentou. "Taticamente eu estava mais focada em mim, no que eu precisava melhorar. Eu não diria que havia qualquer razão para ter esses altos e baixos, mas acho que joguei bem em pontos importantes".

"Quando estava sob pressão, pude ser um pouco mais sólida. Eu sabia que poderia ser agressiva, mas por outro lado nessas condições, quando as bolas ficam pesadas, é muito difícil acelerar. Esperei o momento certo para quebrar", avalia a polonesa, que fez 19 a 14 nos winners e cometeu 23 erros contra 26. "Donna é uma jogadora experiente e que consegue ir bem em todos os pisos. Ela coloca muita pressão, mas fico feliz por ter avançado".

'Será um jogo completamente diferente', garante Rybakina

Adversária de Swiatek nas quartas, Rybakina também está ciente de que a mudança de piso implica em condições de jogo muito diferentes. "Acho que muda muito. Vamos disputar mais ralis. É um jogo mais físico, ela terá mais tempo e eu terei mais tempo. Vai ser difícil, com certeza. Será um jogo completamente diferente no saibro, em comparação com a quadra dura".

Reconhecida por seu ótimo saque, e pelo jogo agressivo e de muita potência nos golpes, a cazaque diz que não esperava chegar tão longe no saibro de Roma. Ainda mais nas condições tão lentas e pesadas das últimas semanas. Ela venceu nas oitavas a tcheca Marketa Vondrousova por duplo 6/3. 

"Vindo aqui eu não esperava muito porque, infelizmente, Roma é o pior lugar para as minhas alergias. "Estou feliz por estar conseguindo vencer e continuar agressiva. Tive alguns altos e baixos, mas fiz boas partidas. Quanto mais jogos eu puder fazer, mais confiante estarei em Roland Garros".

Comentários
Omaki
Arena BTG