Notícias | Dia a dia
Ostapenko também tira Badosa e faz semi em Roma
17/05/2023 às 14h00

Ostapenko já havia passado por Krejcikova e Kasatkina antes de eliminar a espanhola

Foto: Internazionali BNL d Italia

Roma (Itália) - A sequência de vitórias bastante expressivas de Jelena Ostapenko no WTA 1000 de Roma ficou ainda maior nesta quarta-feira. Depois de ter passado por duas top 20, Barbora Krejcikova e Daria Kasatkina, a letã superou a espanhola Paula Badosa, ex-número 2 do mundo e atual 35ª colocada, por 6/2, 4/6 e 6/3 em 1h47 de partida.

Campeã de Roland Garros em 2017 e ex-top 5, Ostapenko faz sua melhor campanha em Roma, depois de ter parado nas quartas em outras duas ocasiões. Atual 20ª colocada aos 25 anos, a letã certamente enfrentará uma tenista do top 10 na semifinal. Sua próxima rival virá do jogo entre Iga Swiatek, número 1 do mundo e bicampeã do torneio, e Elena Rybakina, sexta colocada.

Ostapenko foi dominante durante o primeiro set. A letã conseguia ditar o ritmo da partida e controlar os pontos com seu forehand. Assim, fez 19 winners contra nenhum de Badosa e conseguiu três quebras de serviço. Mesmo passando por algumas oscilações no saque, ocasionadas em parte por seus 10 erros contra aepnas três da espanhola, a letã se salvou de três dos quatro break-points que enfrentou.

Badosa tentou ser mais agressiva no segundo set, especialmente nas devoluções de saque. A espanhola tentava devolver o segundo serviço da letã à frente da linha de base e colocar um pouco mais de pressão. As trocas de fundo ficaram mais francas e a ex-número 2 do mundo saiu na frente para liderar por 4/1. Osptapenko conseguiu devolver a quebra e buscar o empate no oitavo game da parcial, mas voltaria a soferer uma quebra no fim do set. A letã fez 15 a 5 em winners na parcial e cometeu 16 erros conta 9.

Já no terceiro set, Ostapenko retomou o domínio da partida. A letã já largou com 2/0 no placar, e mesmo permitindo o empate à espanhola, voltou a pressionar o saque da espanhola e passou a confirmar seus games de serviço de forma mais tranquila. Muito mais agressiva em quadra na reta final da partida, ela conseguiu duas novas quebras e fechou o jogo.

Ostapenko fez 44 winners, 24 com o forehand e 20 de backhand, além de quatro aces. Ela terminou o jogo 32 erros não-forçados e duas duplas faltas. Já Badosa fez quatro aces, 8 winners e 16 erros. A letã conseguiu sete quebras em 13 break-points, enquanto a espanhola aproveitou quatro de suas 10 oportunidades.

Comentários