Roma (Itália) - Pela terceira vez nas últimas quatro edições, Casper Ruud disputará a semifinal do Masters 1000 de Roma. Forte candidato a títulos importantes quando joga no saibro, o atual número 4 do mundo repetiu as campanhas de 2020 e 2022 na capital italiana. O norueguês venceu nesta quarta-feira o argentino Francisco Cerundolo, 31º do ranking, por 7/6 (7-5) e 6/4 em 2h de partida.
A vitória serviu como uma revanche para Ruud, que havia sido superado por Cerundolo nas oitavas de Barcelona há quatro semanas. O histórico de confrontos entre o norueguês e o argentino agora está empatado por 2 a 2.
Ainda em busca de seu primeiro título de Masters 1000, Ruud terá um duelo nórdico na semifinal de Roma. Ele enfrenta o dinamarquês Holger Rune, sétimo do ranking. O norueguês venceu os quatro duelos anteriores entre eles, todos no saibro. Eles não se enfrentam desde o ano passado em Roland Garros.
A Ruud Awakening 💪@CasperRuud98 beats Francisco Cerundolo 7-6 6-4 to set up a semi-final clash with Holger Rune!#IBI23 pic.twitter.com/T8GtYTLFXv
— Tennis TV (@TennisTV) May 17, 2023
Com dois jogadores bastante habituados com o saibro e nas lentas condições de Roma, ainda mais por conta da chuva que deixa a quadra mais pesada, os ralis longos foram frequentes na partida. O primeiro set teve uma quebra para cada lado, com Ruud chegando a liderar por 4/1, permitindo o empate no oitavo game, mas vencendo a parcial no tiebreak. Cerundolo fez o dobro de winners na parcial, 18 a 9, mas cometeu 28 erros contra 18 de Ruud.
O argentino começou melhor no segundo set ao conseguir uma quebra e abrir 2/0, mas Ruud logo conseguiu o empate. A partir de então, o norueguês só enfrentaria mais um break-point até o final da partida, e colocou pressão constante sobre os games de saque do argentino. Depois de criar outras seis oportunidades de quebra, ele finalmente conseguiu passar à frente e fazer 5/4. Sacando para o jogo, o número 4 do mundo encarou um game longo, mas não deixou a oportunidade de vitória escapar. Cerundolo fez 30 a 15 nos winners, mas cometeu 47 erros não-forçados contra 28 do norueguês.