Notícias | Dia a dia
Iga sofre lesão e Rybakina avança à semi de Roma
17/05/2023 às 19h49

Rybakina chega à sua terceira vitória contra Swiatek na temporada

Foto: Internazionali BNL d Italia

Roma (Itália) - Faltando pouco mais de dez dias para o início de Roland Garros, a número 1 do mundo Iga Swiatek precisou abandonar sua partida das quartas de final do WTA 1000 de Roma. A polonesa sofreu uma lesão na coxa direita quando enfrentava a cazaque Elena Rybakina, sexta colocada no ranking, e se retirou da quadra quando o terceiro set estava empatado por 2/2. Swiatek havia vencido o primeiro set por 6/2, enquanto Rybakina fez 7/6 (7-3) na segunda parcial. Elas estavam em quadra por 2h21.

Com o resultado, Rybakina marcou sua terceira vitória seguida sobre Swiatek na temporada. Ela já havia vencido no Australian Open e também em Indian Wells. Havia grande expectativa para a polonesa de conseguir uma vitória, aproveitando toda sua experiência e confiança no saibro, ainda mais nas condições mais lentas e pesadas de Roma em uma semana de muita chuva na capital italiana. Swiatek era a atual bicampeã do torneio.

Rybakina, de 23 anos e atual campeã de Wimbledon, tem quatro títulos no circuito da WTA e outras nove finais. Em torneios de nível 1000, a cazaque já foi campeã de Indian Wells e vice em Miami na temporada. Ela agora enfrenta a letã Jelena Ostapenko, 20ª do ranking, contra quem tem apenas uma vitória em três confrontos.

"Não é bom terminar o jogo assim. Espero que não seja nada sério com a Iga e desejo uma rápida recuperação para ela. Também agradeço muito aos fãs que ficaram até tarde, apoiando a gente", disse Rybakina, durante a entrevista em quadra. Ela destacou também o horário que a partida terminou, por volta de 0h30 em Roma.

"Acho que a experiência dos últimos anos me ajudou a melhorar no saibro. A minha preparação foi muito prejudicada. Não é fácil transição da quadra dura para o saibro e não temos muitos torneios. Mas fui ganhando confiança a cada jogo. Não comecei tão bem. Mas no segundo set eu encontrei o meu ritmo e comecei a jogar e a sacar melhor", avaliou a cazaque sobre o desempenho em quadra.

Rybakina precisou de tempo para se adaptar às condições
E diferente do que havia acontecido nos duelos disputados no piso duro, Rybakina começou a partida com dificuldade para se impor com o saque e a potência de seus golpes. Era muito difícil fazer winners em condições tão pesadas, ainda mais contra uma adversária tão rápida de pernas e consistente no saibro. A cazaque precisou de tempo para conseguir suportar os ralis e melhorar o desempenho no saque para reagir no placar. Ela chegou a estar perdendo por 6/2 e 4/2 e conseguiu igualar a disputa, até que a número 1 se retirasse por lesão. Rybakina liderou a estatística de winners por 32 a 27, e cometeu 26 erros contra 19.

Telefone da polonesa tocou durante o jogo

A partida começou com um momento curioso. O celular da polonesa tocou durante o primeiro game. Ela precisou procurar o aparelho na raqueteira e entregar à sua equipe no box. De volta à quadra, logo quebrou o serviço de Rybakina. Bastante confortável no saibro, a número 1 do mundo conseguiu ampliar a vantagem para 4/0 antes que a rival, sexta colocada, pudesse confirmar o serviço pela primeira vez no jogo. A cazaque evitou o 'pneu', mas não ameaçou o serviço de Swiatek, que fez 11 a 10 em winners e cometeu só cinco erros contra 15.

A vantagem de Swiatek ficou ainda maior depois que ela conseguiu uma quebra na abertura do segundo set e saiu vencendo por 2/0. A polonesa seguia confirmando seus games de serviço de forma bastante tranquila, enquanto Rybakina parecia apressada na tentativa de definir os pontos de alguma forma.

Mas quando perdia por 4/2, Rybakina confirmou um game importantíssimo, salvando break-points, e ganhou confiança. Na sequência, conseguiu finalmente devolver a quebra, jogando com paciência e contando com alguns erros da polonesa. Na reta final do set, a cazaque vinha enfrentando pressão constante em seus games de serviço e salvou seis break-points em três games distintos, enquanto Swiatek confirmava de forma mais tranquila. A definição ficou para o tiebreak, em que a campeã de Wimbledon foi superior.

No penúltimo ponto da segunda parcial, a polonesa sentiu um aparente desconforto físico. À primeira vista, parecia ser no joelho. Mas ela pediu o atendimento médico fora da quadra. Na volta, utilizava uma proteção na coxa esquerda. Com o placar empatado por 2/2 no último set, a número 1 do mundo preferiu se retirar, de olho na recuperação para Roland Garros, onde espera lutar pelo terceiro título nos últimos quatro anos.

Comentários