Santiago (Chile) - As equipes brasileiras voltaram a vencer nesta quarta-feira pelo Sul-Americano de 14 anos, que está sendo disputado no Chile. O time masculino venceu a Colômbia por 2 a 1, enquanto a equipe feminina fez 3 a 0 contra o Uruguai. A competição classifica três países de cada chave para o Mundial da categoria, que acontece em Prostejov, na República Tcheca, em agosto.
As três brasileiras da equipe feminina estiveram em quadra na rodada. Clara Elkind venceu Gabriana Muela por 6/3 e 6/2. Na sequência, Nauhany Silva bateu Sofia Barbosa por duplo 6/3. Nas duplas, Nauhany se juntou a Ana Cruz para vencer Gabriana Muela e Sofia Barbosa por 6/2 e 6/1.
A vitória dos meninos foi definida apenas no jogo de duplas. Isso porque a Colômbia saiu na frente com Colombia Juan Miguel Bolivar superando Lucas Moscatto por 7/6 (7-4) e 6/4. O time brasileiro igualou a disputa com Luis Augusto Miguel superando Samuel Mesa por 6/2 e 6/4. Nas duplas, Felipe Mamede e Luis Augusto Miguel venceram Juan Miguel Bolivar e Emilio Cardona por 6/4, 2/6 e 10-7.
Nesta quinta-feira, o time masculino do Brasil enfrentará a Bolívia, enquanto as meninas jogam contra o Equador. Enquanto os times brasieiros venceram dois confrontos neste início de competição, os próximos adversários, tanto no masculino quanto no feminino, buscam as primeiras vitórias. Ivan Cressoni é o capitão do time masculino, enquanto Santos Dumont está à frente do time feminino.
Para o capitão da equipe feminina, Santos Dumont, os resultados dão um bom ritmo às atletas. "Foi um confronto para ganhar ainda mais confiança na competição. A Clara fez a primeira partida dela aqui e conseguiu se impor bem em quadra, tirou o nervosismo da estreia. A Nauhany garantiu a vitória em dois sets numa partida equilibrada e agora vamos focar no próximo adversário para buscar a classificação", disse.
De acordo com o capitão Ivan Cressoni, a vitória dá mais força aos atletas para o decorrer da competição. “Os adversários tinham uma equipe muito coesa, com três bons jogadores, e os meninos do Brasil demonstraram atitude em quadra. Tiveram alguns altos e baixos durante o confronto, mas foram corajosos para superar as adversidades da partida e jogaram com inteligência nos pontos importantes. Com certeza, eles saíram mais fortes para a continuação da competição", afirmou.
Juvenis brasileiros jogam quartas em La Paz e Managua
Quatro juvenis brasileiros disputarão as quartas de final do ITF J100 de La Paz, em quadras de saibro da Bolívia. Na chave masculina, dois deles enfrentam argentinos, Enzo Vargas contra Romeo Arcuschin, enquanto Filipe Costa joga contra Felipe Pagnacco. Já João Lago enfrenta o paraguaio Thiago Drozdowski. No feminino, Gabriela Felix enfrenta a boliviana Natalia Trigosso. Já pelo ITF J60 de Managua, em quadras duras na Nicarágua, Pedro Petroski Rocha chegou às quartas de final e enfrentará o norte-americano Benjamin Willwerth.