Manacor (Espanha) - Sem conseguir se recuperar do mais novo problema físico, agora com uma lesão no quadril, o espanhol Rafael Nadal anunciou que irá dar uma longa parada, provavelmente sem competir em todo o restante desta temporada, e que tentará fazer o máximo para competir em 2024, que será seu último ano no circuito.
"Sigo sem estar preparado para competir em alto nível, vou tentar recuperar meu corpo nos próximos meses. Não quero colocar uma data para a volta, quando me sentir preparado fisicamente eu vou voltar. Talvez seja um objetivo retornar no final do ano para a Copa Davis. O intuito é voltar bem para o ano que vem, que será o último", contou Rafa.
Em entrevista realizada em sua academia na manhã desta quinta-feira, Nadal confirmou que tentou de tudo para se recuperar, mas que não conseguiu atingir o nível mínimo de qualidade. Com isso, estará mesmo fora de Roland Garros, torneio que disputa seguidamente desde 2005 e onde ergueu o troféu por 14 vezes.
"A lesão que aconteceu na Austrália não evoluiu como esperávamos, acabei perdendo uma sequência de torneios e por último vou perder Roland Garros, vai ser impossível jogar lá. Depois de muitos anos sem perder o torneio, vocês não imaginam como será difícil para mim", lamentou o espanhol.
"Não tenho intenção de seguir jogando pelos próximos meses, meu dia a dia tem sido em um nível muito baixo. Tem sido muito difícil depois da pandemia por causa do físico, tive uma lesão depois da outra e foram anos mais complicados, apesar de várias vitórias bastante importantes", acrescentou o canhoto de Mallorca.
Nadal reforçou a parada sem tempo para voltar tem como principal objetivo estar bem para 2024, quando fará seu último esforço antes de se aposentar do circuito. "Quero dizer adeus aos torneios que foram importantes para mim, mas também ser competitivo e aproveitar a temporada. Mas também espero ser competitivo e aproveitar, que meu último ano não seja só de figuração. Quero brigar para vencer os torneios", afirmou o espanhol.
"Preciso parar com tudo senão não chegarei ao ano que vem. Não me esforcei tanto na minha carreira para me aposentar assim, numa entrevista. Espero conseguir terminar competindo dentro de quadra. Vale a pena fazer um esforço a mais", complementou Nadal, que espera aproveitar as próximas semanas para fazer coisas que não pôde nos últimos 20 anos.