Notícias | Dia a dia
Rybakina fica com título de Roma com abandono
20/05/2023 às 19h14

Roma (Itália) - A cazaque Elena Rybakina precisou jogar apenas 11 games para conquistar neste sábado seu primeiro título sobre o saibro. Depois de ter aberto 3/1 no primeiro set, a ucraniana Anhelina Kalinina foi perdendo ritmo e a capacidade física ficou cada vez mais limitada. Quando Rybakina já tinha 6/4 e 1/0, a adversária conversou com a fisioterapeuta e optou por abandonar a decisão do WTA de Roma.

Este é o terceiro grande título de Rybakina em 10 meses. Ela é a atual campeã de Indian Wells e de Wimbledon, além de ter ficado com o vice-campeonatos recentes em Miami e no Australian Open. A cazaque de 23 anos nunca havia passado da terceira rodada em Roma em duas participações anteriores.

Curiosamente, Rybakina acabou vencendo três de seus seis jogos no torneio de forma incompleta, já que a russa Anna Kalinskaya se contundiu ainda no oitavo game e Iga Swiatek desistiu quando havia empate por 2/2 no terceiro set. De qualquer forma, a campeã embolsou quase 522 mil euros.

Com os pontos somados, Rybakina atinge o quarto lugar do ranking, o mais alto de sua carreira, e também será a quarta cabeça de chave em Roland Garros, rebaixando a local Caroline Garcia para o quinto posto. Kalinina por sua vez sairá do 47º e aparecerá no 25º lugar na lista da próxima segunda-feira e com isso também será cabeça no Grand Slam francês.

A final começou extremamente atrasada devido ao mau tempo em Roma e as tenistas só entraram em quadra às 23 horas locais. Kalinina se mostrou então bem mais consistente do que a adversária, que cometia erros no seu estilo ofensivo, e abriu vantagem. Mas a reação da cazaque veio ainda no sexto game e a partir daí ela passou a jogar melhor. A quebra definitiva, no 10º game, já dava sinais de que Kalinina havia perdido mobilidade e força.

Rybakina chega assim ao quinto título de sua carreira e ao segundo de nível WTA 1000. Kalinina disputou apenas a segunda final de WTA da carreira e buscava o primeiro título no circuito.

Cabeças 1 perdem final de duplas
A australiana Storm Hunter e a belga Elise Mertens barraram as principais favoritas Coco Gauff e Jessica Pegula na decisão do WTA 1000 de Roma. O jogo acabou disputado no estádio Pietrangeli por conta do persistente mau tempo, que atrasou toda a programação, e as cabeças 4 marcaram o placar de 6/4 e 6/4. Foi revanche da derrota sofrida em Miami.

Mertens, de 27 anos, já foi número 1 de duplas e atualmente aparece no 17º lugar do ranking. Ela tem agora 17 títulos profissionais, enquanto a canhota Storm Hunter, de 28 anos e 11º lugar do ranking, chega ao sexto troféu. Há duas semanas, as norte-americanas também ficaram com o vice no saibro de Madri, superadas por Beatriz Haddad Maia e Victoria Azarenka.

Comentários