Notícias | Dia a dia
Medvedev enfim ganha no saibro e volta ao nº 2
21/05/2023 às 14h20

Roma (Itália) - Com apenas um set perdido em seis partidas sobre o lento e úmido saibro italiano, o russo Daniil Medvedev conquistou neste domingo o primeiro troféu sobre a superfície que sempre disse odiar, ao obter grande vitória em cima do dinamarquês Holger Rune, com parciais de 7/5 e 7/5.

Além de chegar ao sexto título de nível Masters 1000 da carreira e o 20º no geral, o russo também voltará a ser o número 2 do ranking nesta segunda-feira, o que significa que tirou a condição de cabeça 2 de Roland Garros do sérvio Novak Djokovic. O russo deixou o top 2 em agosto do ano passado e chegou a sair do top 10 em fevereiro.

O russo chegará a Paris com os melhores números da temporada. Está com 39 vitórias em 45 possíveis, tendo vencido todos os 33 jogos em que ganhou o primeiro set, além de já ter 20 em nível Masters. Também é o único já com cinco conquistas, tendo faturado Roterdã, Doha, Dubai e Miami, além do vice em Indian Wells.

Até Roma, sua única final sobre o saibro até hoje havia sido em Barcelona de quatro anos atrás, quando perdeu para Dominic Thiem, uma semana depois de ter ido à semi do Masters de Monte Carlo. Em Roma, no entanto, jamais havia ganhado um jogo sequer nas três participações anteriores.

Vingança na hora certa
Além do currículo pouco expressivo no saibro, Medvedev vinha de recente derrota para Rune nas quartas de final de Monte Carlo e por 6/3 e 6/4. Por isso, o russo tentou apresentar novidades. Além de ficar mais próximo da linha de base, algo que vinha fazendo desde a estreia em Roma, Medvedev procurou fazer um começo mais agressivo para não dar espaço ao adversário.

O russo no entanto tinha dificuldade em manter esse padrão e encarou perigoso 15-40 no quinto game, quando então o primeiro saque ajudou muito. Rune percebeu a necessidade de trabalhar mais os pontos, muitas vezes procurou trocar bolas pelo centro para evitar dar ângulos, mas cometeu erro capital na hora de levar ao tiebreak. Cometeu erros e optou por uma deixadinha no set-point, que foi também mal executada.

Rune foi ao vestiário e voltou com outra postura. Agora, resolvia bater pesado na bola e isso lhe garantiu quebra e 2/0 de vantagem. Permitiu empate no quarto game num momento muito ruim, mas recuperou-se graças a sucessivos erros de Medvedev. Com 5/4, o dinamarquês sacou para fechar o set e teve postura muito passiva.

O russo ainda precisou salvar break-point crucial no 11º game, outra vez com primeiro saque muito bom, e por fim viu erros incríveis de Rune novamente sob pressão. A estatística mostrou o desempenho fraco do primeiro saque do dinamarquês, com apenas 49% de acerto e 52% de eficiência.

Na entrevista ainda em quadra, brincou: "Não posso dizer que passei a amar o saibro, mas temos agora uma boa amizade",

Comentários