Lugano (Suíça) - Mais uma vez a polonesa Iga Swiatek deu mostras de sua franca evolução no circuito e garantiu vaga em primeira final de WTA, atuando no saibro suíço de Lugano. A jovem jogadora de 17 anos e 115ª do ranking precisou de apenas 54 minutos para vencer a canhota tcheca de 27 anos Kristyna Pliskova, 101ª colocada, por 6/0 e 6/1.
Swiatek, que debutará no top 100 a partir da próxima semana, foi campeã juvenil em Wimbeldon no ano passado e chegou a ser número 6 do mundo na categoria. Há um ano, ela aparecia apenas no 692º lugar na WTA, mas subiu bastante ao vencer sete torneios profissionais da ITF.
Depois de iniciar a temporada na 186ª posição do ranking, a jovem polonesa vem acumulando bons resultados neste início de 2019. Ela furou o quali do Australian Open e ainda venceu um jogo na chave principal do primeiro Grand Slam do ano, além de também ir do qualificatório até as oitavas no WTA de Budapeste, em quadras duras e cobertas.
Com 180 pontos já garantidos em uma semana com apenas seis a descartar, Swiatek está saltando para o 88º lugar do ranking da WTA. Se for campeã, a jovem polonesa fará 280 pontos e ficará muito próxima de debutar no top 70.
A adversária de Swiatek na final marcada para às 6h30 (de Brasília) deste domingo será a experiente eslovena de 28 anos, vencedora de dois títulos de WTA. Hercog, que já foi número 35 do mundo em 2011 e atualmente ocupa o 89º lugar do ranking, venceu neste sábado a francesa Fiona Ferro por 7/5 e 6/4. A final em Lugano e todas as outras cinco na carreira da eslovena foram disputadas em quadras de saibro.