Notícias | Dia a dia
Victoria elimina cabeça 1 em estreia no circuito da ITF
22/05/2023 às 20h11

A potiguar de 13 anos venceu uma rival quatro anos mais velha e cabeça 1 do torneio no Chipre

Foto: Arquivo

Limassol (Chipre) - A segunda-feira foi especial para Victoria Barros, que teve aos 13 anos sua primeira oportunidade em torneio do circuito mundial juvenil da ITF, contra jogadoras até cinco anos mais velhas. E a estreia foi com o melhor resultado possível para a potiguar. Ela entrou no ITF J30 de Limassol, em quadras de saibro no Chipre, e venceu a anfitriã e cabeça 1 do torneio Klio Maria Ioannou, de 17 anos, por 6/1 e 6/3.

Premiada pela Tennis Europe como a melhor juvenil estrangeira em 2022, Victoria se mudou para a França no início do ano e passou a treinar na academia de Patrick Mouratoglou. Desde então, já conquistou um título de simples e três de duplas no circuito de 14 anos na Europa na atual temporada. Ano passado, a brasileira venceu os dois torneios de 14 anos no saibro europeu e mais três competições no circuito Sul-Americano da Cosat.

Os bons resultados e o nível de atuação da brasileira já renderam elogios até mesmo de Ivan Ljubicic, ex-número 3 do mundo e que já foi treinador de Roger Federer. Victoria foi campeã de simples e duplas em um torneio na academia do croata em abril. Sua próxima rival no Chipre pode ser a austríaca Emily Lederer ou a libanesa Kaya Chkayban.

Outro juvenil brasileiro na disputa em Limassol é Francisco D'Amorim, que tem 14 anos e veio do quali. Ele estreia nesta terça-feira contra o francês Luka Nikolic.

Juvenis brasileiros jogam em Cochabamba
Também pelo circuito da ITF, mas na América do Sul, o ITF J100 de Cochabamba terá vários juvenis brasileiros em atividade. Entre eles está João Lago, campeão em La Paz na última semana. Lago terá um duelo nacional na segunda rodada contra Eduardo Valentin.

Seguem na chave masculina Enzo Vargas, Victor Pagotto, Filipe Costa, Stephan Noale, Victor Lima, Victor Braga, Luiz Felipe Silva, Lucas Couy e Washington Cardoso. No feminino, seguem Julia Viesi, Gabriela Felix, Luana Paiva, Sofia Perovani e Catharina Cardoso.

Comentários