Notícias | Dia a dia
Anisimova vence 1º WTA aos 17 anos e cola no top 50
14/04/2019 às 15h29

Amanda Anisimova é considerada uma das grandes promessas americanas

Foto: Divulgação

Bogotá (Colômbia) - Considerada uma das maiores promessas do tênis feminino norte-americano, Amanda Anisimova comemorou neste domingo seu primeiro título na elite do circuito. A jovem jogadora de 17 anos conquistou o WTA de Bogotá depois de vencer a australiana Astra Sharma, 138ª do ranking, por 4/6, 6/4 e 6/1 em 1h43 de partida no saibro da capital colombiana.

Número 76 do mundo, Anisimova fatura 280 pontos em uma semana sem resultados a defender e dará um salto no ranking. A jovem norte-americana certamente irá superar seu recorde pessoal, que foi o 59º lugar alcançado em fevereiro, e fica muito perto de debutar no top 50 do ranking da WTA. Neste início de temporada, ela também já chegou às oitavas de final do Australian Open e às quartas em Auckland.

Anisimova foi campeã juvenil do US Open em 2017 e chegou a ser número 2 no ranking mundial da categoria. Nascida em Nova Jersey e filha de imigrantes russos, ela alcançou o top 100 entre as profissionais em setembro do ano passado, logo depois de ter disputado sua primeira final de WTA em Hiroshima. A promissora atleta também já tem uma vitória contra top 10, conquistada sobre Petra Kvitova no ano passado.

Anisimova é a norte-americana mais jovem a conquistar um título desde que Serena Williams venceu seu primeiro WTA, também aos 17 anos, na edição de 1999 em Indian Wells. Ela também é a mais jovem jogadora dos Estados Unidos a vencer um torneio no saibro desde 1993, quando Lindsay Davenport triunfou em Lucerna com apenas 16 anos.

Superada na decisão, Astra Sharma disputou sua primeira final de WTA. A australiana de 23 anos também vive um bom começo de temporada. Ela ocupava apenas a 231ª posição na virada do ano e já está muito perto de debutar no top 100 do ranking mundial. A campanha em Bogotá rende 180 pontos no ranking.

Sharma também pode comemorar a conquista do torneio de duplas em Bogotá. No sábado, ela e a compatriota de 22 anos Zoe Hives venceram as norte-americanas Hayley Carter e Ena Shibahara por 6/1 e 6/2. Este é o primeiro título de WTA na carreira das duas jogadoras.

Comentários
Raquete novo
Mundo Tênis