Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Apesar do saque, Alcaraz passa bem pela estreia
29/05/2023 às 14h38

Espanhol passou por algumas oscilações nos games de serviço, mas venceu em três sets

Foto: Cedric Lecocq/FFT

Paris (França) - Um dos grandes candidatos ao título do maior torneio sobre o saibro do calendário, Carlos Alcaraz estreou com máxima seriedade, fez excepcionais jogadas mas encontrou problemas outra vez com o primeiro saque. Ainda assim, justificou seu favoritismo sobre o italiano Flavio Cobolli, apenas 159º do ranking, anotando o placar de 6/0, 6/2 e 7/5. Alcaraz acertou 57% do primeiro saque e venceu 74% desses pontos.

Em seu nono Grand Slam da curta carreira, Alcaraz jamais perdeu numa primeira rodada. Agora, terá pela frente o japonês Taro Daniel, que mais cedo atropelou o australiano Christopher O'Connell, por 6/0, 6/2 e 6/4. O único duelo entre eles foi na semifinal de um challenger português em 2021 e o espanhol venceu por 2 sets a 1.

Aos 20 anos, Alcaraz aparece como cabeça 1 pela primeira vez num Grand Slam e é o mais jovem principal inscrito em Roland Garros desde Bjorn Borg, que tinha 19 em 1976.

Ele chega a sua 31ª vitória em 34 jogos nesta temporada, sendo 21 em 23 sobre o saibro. Em duas participações anteriores em Roland Garros, fez terceira rodada em 2021 e quartas no ano passado.

Mesmo com 60% de primeiro saque em quadra, Alcaraz foi muito superior no primeiro set. Cobolli ganhou apenas 10 pontos, sete deles em erros do adversário. O espanhol chegou a vencer oito games seguidos antes de enfim o italiano de 21 anos sair do zero, mas nova quebra no sétimo game determinou rápida vantagem do líder do ranking.

Por fim, veio um set mais bem disputado. Com queda brusca no aproveitamento de primeiro saque - que despencou para 47% -, Alcaraz permitiu dois break-points no terceiro game e usou curtinhas precisas para reverter a situação. A partir daí, elevou novamente o nível, forçou devoluções, fez ótimos voleios e mais deixadas perfeitas. Cobolli salvou heroicamente 0-40 no nono game e, quando Alcaraz sacou com 5/4, falhou de novo. Ainda assim, manteve a cabeça fria, obteve nova quebra e finalizou na quinta tentativa.

Comentários