Charleroi (Bélgica) - Em competição com quatro juvenis brasileiros, o carioca Nicolas Oliveira estreou com vitória no ITF J300 de Charleroi, em quadras de saibro na Bélgica. Ele venceu o sul-coreano Yeonsu Jeong por 1/6, 6/4 e 6/4. O torneio é a última preparação para o juvenil de Roland Garros, que acontece na semana que vem.
Oliveira, de 17 anos e 90º do ranking mundial juvenil, enfrenta na segunda rodada o alemão Lasse Poertner, cabeça 15 do torneio e 79º colocado. Ainda nesta segunda-feira, o paulista Henrique de Brito, 110º, perdeu para o espanhol Roger Pascual Ferra por 7/6 (7-4) e 6/4.
Dois brasileiros são cabeças de chave e entram direto na segunda rodada. O paranaense Gustavo Almeida, 69º do ranking, é cabeça 13 e estreia contra o argentino Gonzalo Zeitune. Já o mineiro Pedro Rodrigues é o décimo favorito e 62º do mundo. Seu adversário será o polonês Oskar Grzegorzewski.
Victoria Barros estreia bem em novo torneio
Depois de ter conquistado seu primeiro título no circuito da ITF na semana passada, no Chipre, a juvenil potiguar de apenas 13 anos Victoria Barros estreou bem em mais um J30 no saibro de Livassol, no Chipre. Ela venceu nesta segunda-feira a italiana de 17 anos Caterina Novello por 6/7 (6-8), 6/1 e 6/0. Sua próxima rival pode ser a alemã Kate Bierhoff ou a cipriota Nina Andronicou, cabeça 2.
Nas duplas, Victoria e a norueguesa Sara Rydholt venceram a cipriota Anna Demirtzi e a israelense Shachar Schwartz por 6/2 e 6/0. Elas enfrentam a também anfitriã Evelina Anastasi e a argelina Farah Heddar.
Torneios na Bolívia, Argentina e El Salvador
A nova geração do tênis brasileiro também está representada em peso em três torneios pelas Américas do Sul e Central nesta semana. O torneio com maior número de representates é o ITF J60 de Tajira, em quadras de saibro na Bolívia. Estarão em quadra nomes como João Lago e Eduardo Valentin, que recentemente conquistaram torneios da ITF, além de atletas como Kauã Cressoni, Victor Lima, Lucas Couy, Gabriela Felix, Sofia Perovani e Luana Paiva.
Pelo ITF J30 de Buenos Aires, Gabriela Cho e Pedro Dietrich são cabeças de chave e lideram os brasileiros. Também jogam João Canto, Marco Antônio Silveira, Thomas Brandão no masculino. A chave feminina ainda tem Isadora Fares, Luise Bastos, Luiza Eidelvein. Já no ITF J60 de Santa Tecla, em quadras duras de El Salvador, são cinco brasileiros no masculino, Lucas Nakasato, Rafael Ferreira, Gustavo Albieri, Mateus Ranciaro e Natan Albertini. Na chave feminina, Nauhany Silva disputa o torneio.