Paris (França) - A busca de Iga Swiatek pelo tricampeonato de Roland Garros começou com uma vitória em sets diretos nesta terça-feira. Em dia de muito vento em quadra, a número 1 do mundo precisou de tempo para se adaptar às condições, mas terminou muito bem a partida contra a espanhola Cristina Bucsa, 70ª do ranking, marcando as parciais de 6/4 e 6/0 em 1h15.
Swiatek conquistou as edições de 2020 e 2022 em Paris e parou nas quartas em 2021. A polonesa, que completará de 22 anos na próxima quarta-feira, não pode perder antes das quartas para não ser ultrapassada por Aryna Sabalenka no ranking. Mas ela pode ficar ainda mais pressionada pela vice-líder da WTA, conforme a rival for avançando. Existe até uma possibilidade de final entre Swiatek e Sabalenka valendo o número 1 do ranking.
Agora com 29 vitórias e apenas seis derrotas no ano, a polonesa vai enfrentar a vencedora da partida entre a suíça vinda do quali Ylena In-Albon, 149ª do ranking, e a norte-americana Claire Liu, 105ª colocada. Ela venceu os dois duelos anteriores contra Liu, enquanto um encontro com In-Albon seria inédito no circuito.
💪 @iga_swiatek looked every bit of the world No.1
— Roland-Garros (@rolandgarros) May 30, 2023
Catch the Highlights of the Day by @emirates #FlyBetter #RolandGarros pic.twitter.com/SDrJnyTefy
O início de partida foi complicado para Swiatek, que sofreu duas quebras seguidas. Mas a polonesa rapidamente conseguiu se recuperar no primeiro set. Ela conseguiu buscar o empate por 3/3 e salvou break-point no nono game da partida. Quando já liderava por 5/4, a polonesa encaixou duas ótimas devoluções, fez um winner de forehand na paralela e teve paciência para sustentar dois longos ralis de fundo, que a ajudaram a conseguir uma nova quebra e fechar o set.
Muito mais adaptada às condições e com maior facilidade de controlar a bola, a número 1 do mundo reduziu o número de erros e foi muito superior no segundo set. Ela conseguiu três novas quebras e cuidou muito bem dos games de saque, perdendo apenas quatro pontos para aplicar um 'pneu' e confirmar a vitória em sets diretos. A polonesa terminou a partida vencendo oito games seguidos.