Paris (França) - Quadrifinalista no ano passado, em sua estreia na chave principal de Roland Garros, o dinamarquês Holger Rune iniciou sua campanha em 2023 com vitória por 3 sets a 1 sobre o norte-americano Christopher Eubanks, marcando parciais de 6/4, 3/6, 7/6 (7-2) e 6/2, após 2h50 de confronto.
Embalado após os vice-campeonatos nos Masters 1000 de Monte Carlo e Roma, além do título no ATP 250 de Munique, o sexto favorito disparou 35 bolas vencedoras contra 44 de Eubanks, mas compensou cometendo 16 erros não forçados a menos (23 a 37). Ele ainda teve duas quebras a mais e 69% de aproveitamento com o saque.
Na segunda rodada, Rune terá pela frente o vencedor da partida entre o tenista da casa Gael Monfils e o argentino Sebastian Baez. Ele ainda não cruzou com o experiente francês de 36 anos pelo circuito, mas já enfrentou o argentino três vezes, todas no saibro, venceu uma e perdeu as outras duas.
Outro que fez valer o favoritismo e passou pela estreia foi o cabeça de chave 9 Taylor Fritz, levando a melhor no duelo 100% norte-americano contra o compatriota Michael Mmoh, contra quem anotou o placar final de 6/2 6/1 e 6/1, em 1h34 de disputa.
Fritz também ainda não sabe quem será o seu adversário na próxima rodada no saibro parisiense. O norte-americano aguarda quem passar em outro duelo entre jogadores do mesmo país, só que desta vez entre os tenistas da casa Richard Gasquet e Arthur Rinderknech. Ele tem 1 a 1 no retrospecto com Gasquet e nunca encarou Rinderknech.