Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Empurrado pela torcida, Monfils triunfa em 5 sets
30/05/2023 às 19h39

Monfils brilhou na quadra Philippe Chatrier e venceu um duelo de gerações com Baez

Foto: FFT

Paris (França) - O apoio da torcida francesa fez a diferença para que Gael Monfils conquistasse uma grande vitória nesta terça-feira, em Roland Garros. Convidado para o torneio, o veterano de 36 anos ficou em quadra por 3h51 para vencer um duelo de gerações contra o argentino de 22 anos Sebastian Baez por 3/6, 6/3, 7/5, 1/6 e 7/5.

Esta foi apenas a segunda vitória de Monfils na temporada, sendo que a anterior havia sido no challenger de Ostrava no início de abril. Com longo histórico de luta contra o próprio corpo, o ex-número 6 do mundo ficou afastado entre agosto de 2022 e março deste ano por lesão no pé. E logo que voltou, abandonou uma partida em Miami por dores no punho. Por tudo isso, o francês reconhece que está em reta final da carreira. Ele ocupa atualmente apenas o 394º lugar do ranking.

Na partida contra Baez, 42º do ranking, Monfils novamente sofreu com problemas físicos. Ele sofreu com cãimbras e chegou a ser advertido pela demora para sacar ou responder aos serviços do argentino. Mesmo com a movimentação comprometida, não faltou espírito de luta ao tenista da casa, que se alimentava do ambiente criado na quadra Philippe Chatrier.

Monfils chegou a estar perdendo o último set por 4/0 e buscou o empate no oitavo game da parcial. Na sequência, foram duas novas quebras. Baez chegou a sacar para o jogo quando vencia por 5/4, mas não aproveitou a chance. Foi a deixa para que o francês desse um último esforço. Com o público no estádio entoando "A Marselhesa", hino nacional do país, ele conseguiu uma nova quebra para vencer o jogo e se emocionar.

Depois de ter conseguido uma vitória bastante expressiva, Monfils enfrentará o dinamarquês Holger Rune, número 6 do mundo. O confronto contra o jovem rival de 20 anos é inédito em sua carreira. E o veterano francês busca sua 35ª vitória contra top 10. Ele faz sua 16ª participação em Roland Garros e a melhor campanha é a semifinal de 2008.

Fritz e Dimitrov também estreiam bem
O número 9 do mundo Taylor Fritz venceu um duelo norte-americano contra Michael Mmoh por 6/2, 6/1 e 6/1. Fritz enfrenta o francês Arthur Rinderknech, algoz de Richard Gasquet por 6/4, 2/6, 6/2 e 7/6 (7-4). Já o búlgaro Grigor Dimitrov bateu o cazaque Timofey Skatov por 6/0, 6/3 e 6/2. Seu próximo rival é o finlandês Emil Ruusuvuori, que bateu o anfitrião Gregoire Barrere em cinco sets, por 6/2, 6/7 (7-9), 5/7, 6/1 e 6/4.

Comentários