Paris (França) - Apesar da grande expectativa do público francês, o ídolo local Gael Monfils não ter´a condições de continuar em Roland Garros. Depois de ter vencido uma disputa de cinco sets na última terça-feira, contra o argentino Sebastian Baez, Monfils se retirou da competição, citando uma lesão no punho esquerdo. Com isso, o dinamarquês Holger Rune avança diretamente à terceira rodada.
"Tive um problema no punho que não consigo resolver. Senti durante a partida inteira de ontem", disse ele Monfils, durante a entrevista coletiva. "O médico disse que não era bom jogar com esse tipo de lesão. Ontem foi realmente muito arriscado, e hoje disse que eu deveria sair do torneio".
"Ontem estava doendo, e teve um momento que eu chamei o fisioterapeuta por alguns segundos, mas consegui terminar a partida com muita adrenalina. À noite, usamos gelo e pensei que estava tudo bem. Quando acordei esta manhã, estava melhor e tomei anti-inflamatórios. Treinei um pouco, mas ainda estava doendo. Então tivemos que fazer novos os exames e o médico recomendou não jogar".
Com longo histórico de luta contra o próprio corpo, o ex-número 6 do mundo ficou afastado entre agosto de 2022 e março deste ano por lesão no pé. E logo que voltou, abandonou uma partida em Miami por dores no punho. Por tudo isso, o francês reconhece que está em reta final da carreira. Ele ocupa atualmente apenas o 394º lugar do ranking. Rune agora espera o vencedor entre o argentino Genaro Olivieri e o italiano Andrea Vavassori.
Jogo de Zverev vai para a sessão noturna
A desistência de Monfils também força uma mudança na programação de quinta-feira na quadra Philippe Chatrier. A partida entre o alemão Alexander Zverev e o eslovaco Alex Molcan será na sessão noturna do estádio principal às 15h30 (de Brasília). Já o jogo entre o argentino Francisco Cerundolo e o alemão Yannick Hanfmann foi transferido para a quadra Simonne Mathieu.