Notícias | Dia a dia | Roland Garros
Bia vence e enfim faz terceira rodada em Grand Slam
01/06/2023 às 08h53

Paris (França) - Pela primeira vez na carreira, a paulista Beatriz Haddad Maia conquistou duas vitórias seguidas em Grand Slam. Após superar com autoridade a estreia em Roland Garros, ela manteve o embalo nesta quinta-feira e levou a melhor no duelo de canhotas com a russa Diana Shnaider, marcando parciais de 6/2, 5/7 e 6/4, em 2h39 de jogo.

Sua estreia na terceira rodada em um dos quatro principais torneios do circuito será contra a vencedora do duelo entre a russa Ekaterina Alexandrova, cabeça de chave 23, e a alemã Anna-Lena Friedsam. A número 1 do Brasil e 14 do mundo bateu a russa nas duas vezes que se cruzaram e ainda não enfrentou a alemã pelo circuito.

Em sua oitava aparição em uma segunda rodada de Slam, Bia teve que suar para avançar. Ela largou muito bem e chegou a abrir 6/2 e 2/0, mas perdeu rendimento, viu a rival crescer e vencer o segundo set. Mas a paulista manteve o foco, se recuperou e se tornou a primeira brasileira a ir à terceira rodada em Paris desde 1989, quando Andrea Vieira e Niege Dias chegaram a esta fase.

A partida começou com três quebras consecutivas e Bia saindo na frente. Ela bateu o saque da rival russa no primeiro e terceiro games e amargou um break contra no segundo. Depois de abrir 3/1 com a primeira confirmação, a paulista ampliou a vantagem com nova quebra para fazer 5/1 e por pouco não fechou no sétimo game, perdendo três set-points no serviço de Shnaider.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Roland-Garros (@rolandgarros)

Contudo, a brasileira voltou ao saque no oitavo e confirmou sem dificuldade, abrindo 1 a 0. Ela terminou o set com 68% de aproveitamento com o saque e 56% nas devoluções, anotando 8 winnsers contra somente 2 de Shnaider, que desperdiçou 13 pontos e erros não forçados contra 8 de Bia.

Na segunda parcial, a russa passou a arriscar um pouco mais e obteve sucesso, equilibrando a partida. Bia chegou a abrir 2/0, mas perdeu a vantagem no quarto game. Logo em seguida vieram duas quebras seguidas, uma para cada lado e a igualdade permaneceu. Após confirmar e fazer 5/4, Shnaider pediu atendimento e teve um set-point evitado em um longo ponto.

Bia conseguiu confirmar, mas voltou a ser ameaçada dois games depois, quando enfrentou novo set-point com o saque. Desta vez Shnaider levou a melhor e empatou o jogo, colocando no placar sua melhora em quadra. A russa equilibrou winners e erros não forçados, com 14 em cada um, enquanto a paulista teve 13 winners e 17 erros não forçados.

O terceiro set começou estranho para a brasileira, que cometeu três erros não forçados só no primeiro game. Porém, aos poucos ela foi se recuperando e no quinto game conquistou uma importante quebra. Depois de perder um break-point no sétimo, Bia foi quebrada no oitavo, mas no nono voltou a bater o saque da rival e no décimo selou a suada vitória.

Comentários